Treinamento de controle de ponto no HEUE amplia segurança no registro do expediente dos colaboradores

Gerentes e coordenadores das áreas assistenciais e administrativas do Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória (ES), participaram, no dia 10 de junho, de um treinamento para “Controle e Registro de Ponto”.

O encontro foi organizado pela Diretoria Administrativa e Financeira, em parceria com o Departamento Pessoal. O objetivo foi explicar a importância do colaborador registrar corretamente os horários de entrada, almoço, descanso e saída da unidade.

A diretora Administrativa e Financeira, Adriana Moraes, explicou que o controle de frequência tem a função de garantir mais segurança para os colaboradores, por isso, a obrigatoriedade. “Atendemos às exigências legais. O não cumprimento acarreta impactos sociais, legais, econômicos e financeiros. É importante que as lideranças orientem e conscientizem suas equipes, desenvolvendo uma comunicação efetiva”, afirma.

A supervisora de Departamento Pessoal, Patrícia Silva, alertou sobre as justificativas de registros de pontos, como os atrasos. “O colaborador tem 10 minutos de tolerância para registrar o ponto, sendo cinco minutos para entrada e saída”, explicou.

“Vale ressaltar que, quando o colaborador esquece de registrar o ponto, este poderá gerar medidas disciplinares. Para evitar esquecimento, é importante o gestor orientar o colaborador sobre os cuidados quanto os horários. Além disso, as ocorrências de pontos para autorização de horas extras e justificativas de faltas deverão ser entregues em até 24 dias, com autorização da liderança imediata e do diretor da área. Em caso de horas extras, a ocorrência deve ter também a autorização da Diretoria Administrativa e Financeira”, reforça.

Para auxiliar as lideranças, a equipe de Tecnologia da Informação (TI) do hospital e o Departamento pessoal disponibilizaram, desde 13 de junho, um software interno que permite o acompanhamento diário dos registros de pontos das equipes. A pesquisa é simples, feita a partir do nome do colaborador.

O registro de ponto na instituição cumpre a Portaria 1.510, de 21 de agosto de 2009, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Departamento Pessoal do HEUE está à disposição para esclarecer as dúvidas dos colaboradores na seguinte programação: do dia 1º a 15 de cada mês, nos horários de 6h30 às 8h30, 12h àst 14h e 16h30 às 17h30. Já entre os dias 16 e 30 de cada mês, de 6h30 às 9h.