Combate à dengue em Mogi das Cruzes conta com Brigada do HMMC

Para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e a febre amarela urbana, o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (HMMC), gerenciado pela Pró-Saúde, conta com a Brigada de Combate à Dengue. Além de cuidar dos pacientes e colaboradores da unidade, as ações preventivas auxiliam na proteção dos moradores que vivem ao redor do HMMC.

A iniciativa do hospital, que começou em dezembro de 2016, conta com a participação de dez colaboradores das áreas do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Manutenção e Hotelaria. De acordo com o técnico de Segurança do Trabalho da Unidade, Anderson Guimarães, as vistorias nos pontos do prédio são realizadas semanalmente. “Evitamos o criadouro da larva do mosquito retirando água acumulada ou tratando de imediato com cloro. Dessa forma é possível impedir a formação desse mosquito”, explica.

O técnico ainda ressalta que no verão e nos meses mais chuvosos o trabalho da brigada é reforçado. “Realizamos rondas para garantir que o Aedes aegypti não se prolifere para a comunidade vizinha ao HMMC”.

A Brigada de Combate à Dengue do hospital segue um roteiro para vistoriar todos os pontos que podem acumular água e possibilitar o surgimento dos focos do mosquito. “Os brigadistas observam os telhados, calhas, lajes, caixa d’água, fosso dos elevadores e das águas pluviais. Também verificamos as bandejas coletoras de geladeiras, caçambas, além de ralos, pias e tanques sem uso. Nos jardins, são examinadas as cascas de árvores, vasos de plantas e caneletas”, detalhou Guimarães.

De acordo com o técnico, a população pode adotar medidas simples para evitar a proliferação do mosquito. “As ações podem ser tomadas tanto para as pessoas que moram em casas ou apartamento. É importante tampar os tonéis e as caixas d’água, manter as calhas sempre limpas, deixar garrafas viradas de boca para baixo, além de conservar lixeiras bem tampadas. Para as áreas externas das casas e condomínios, é imprescindível limpar os ralos e canaletas externas, ter atenção com as bromélias, babosas e outras plantas que podem acumular água, bem como cobrir e realizar a manutenção periódica da área de piscina”, acrescenta.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde