Hospital Regional de Santarém destaca a atuação do assistente social para a garantia de direitos

No dia 15 de maio é comemorado o Dia do Assistente Social. E, para marcar a data, nesta semana o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, promoveu um simpósio para compartilhar conhecimentos e destacar a importância desses profissionais no ambiente hospitalar. A atuação do assistente social considera aspectos emocionais e sociais do paciente como fatores determinantes para a evolução do tratamento.

A diretora de Enfermagem do HRBA, Francilene Caldeira, afirma que a atuação do assistente social dentro do Hospital Regional é fundamental para o sucesso dos tratamentos, principalmente pela região de atuação da unidade de saúde. “O profissional do Serviço Social é tão importante quanto a Enfermagem dentro do hospital. Aqui no Pará, para ter um serviço de saúde eficiente, é imprescindível ter uma boa estruturação de assistência social”, destaca.

Segundo a diretora, o simpósio é muito relevante para os profissionais que atuam na região. “É nesse evento que discutimos a atuação do Assistente Social. Também esse é o momento em que os outros profissionais, que não são assistentes sociais, conhecem todo o processo e a importância da atuação desse profissional”, afirma Francilene.

A assistente social Francinete Weil comentou sobre a atuação profissional. “O papel do assistente social dentro de uma instituição hospitalar é fundamental para o acompanhamento do paciente e dos acompanhantes. Esse profissional toma consciência e acompanha o contexto social do paciente, auxiliando-o sobre seus direitos e acompanhando a família”, explica Francinete.

Maria Silvana é estudante de Serviço Social e aproveitou o evento para aprimorar sua formação acadêmica. “Nós pudemos entender algumas realidades diferentes. Quando estamos estudando, aprendemos a parte teórica, mas isso, em alguns casos, sofrem deformações na prática, inclusive em relação a equidade do atendimento aos diferentes pacientes. Quando uma instituição como essa se propõe a oferecer esse tipo de evento, eu fico muito grata, porque é um aprendizado a mais do que nós veremos no mercado de trabalho”, diz Maria.

Sobre o hospital

O Hospital Regional de Santarém – gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo SUS, sendo referência no Norte do Brasil em tratamento de câncer. A instituição atende a população estimada de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará. Foi o primeiro hospital público do Norte a conquistar o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde