Segurança do Paciente

Hospital de Porto Trombetas promove Feira de Segurança do Paciente sobre boas práticas na assistência

Em nova edição do evento, a unidade estimulou o debate sobre os cuidados no atendimento e destacou as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital de Porto Trombetas (HPTR) realizou a Feira de Segurança do Paciente, voltada à conscientização das boas práticas na assistência. A unidade, mantida pela Mineração Rio do Norte (MRN) e gerenciada em co-parceria pela Pró-Saúde, está localizada no distrito de Porto Trombetas, Oriximiná, no oeste do Pará.

As atividades foram realizadas na primeira quinzena de setembro e são alusivas ao Dia Mundial da Segurança do Paciente, criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e celebrado no dia 17 de setembro.

Na ação, realizada pelos profissionais do HPTR, com apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), foram desenvolvidas diversas atividades lúdicas com o objetivo de aumentar a conscientização sobre os cuidados envolvendo os pacientes e as seis Metas Internacionais de Segurança, criadas pela OMS.

As metas são: 1 – Identificação correta do paciente; 2 – Comunicação efetiva; 3 – Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; 4- Cirurgia segura ​e parto seguro; 5 – Higiene das mãos e 6 – Prevenção de queda e lesão por pressão.

“Nosso objetivo é o empoderamento dos colaboradores quanto aos oito protocolos de segurança aplicados na instituição, utilizando estratégias de ensino que permitam a interação entre os processos, a troca de conhecimento e que esse pertencimento fortaleça uma assistência segura livre de danos desnecessários ao paciente”, explica Gabriella Mota, gerente do NQSP do hospital.

A profissional acrescenta que “o objetivo foi mobilizar 100% dos colaboradores para a construção de uma cultura de segurança, por meio do ensino e aprendizado apresentados de maneira didática pelos próprios agentes de mudança: os colaboradores do HPTR”.

As seis metas de segurança foram apresentadas de maneira didática, interativa, com o engajamento de todos colaboradores dos níveis tático, estratégico e operacional, sendo eles os agentes de mudanças, fiscalizadores e guardiões dos oito protocolos de segurança. Exemplo desse ano foi o time da Meta 3, que foi ao encontro do tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS): Cuidado materno e neonatal seguro, trazendo as ações necessárias para garantir um parto seguro e respeitoso.

Antes da pandemia, levantamento divulgado pelo Anuário da Segurança Assistencial Hospitalar no Brasil, realizado pelo IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), aponta que 829 brasileiros morrem diariamente em hospitais públicos e privados por falhas que poderiam ser evitadas.

No Brasil, o Ministério da Saúde instituiu o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), por meio da Portaria MS/GM nº 529/2.013, que atua para qualificar o cuidado em saúde, em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, de acordo com a prioridade dada à segurança do paciente na agenda política dos estados-membros da OMS.

Segundo Gustavo Estanislau, diretor Técnico do HPTR, a realização da feira simboliza os esforços contínuos da equipe assistencial em promover qualidade no atendimento, garantindo a segurança do paciente do início ao fim do tratamento.

“Nosso hospital é referência para partos da população ribeirinha e quilombola do entorno e por isso nosso principal protocolo hospitalar é o protocolo de parto seguro, visando a humanização do parto e segurança da assistência. Os treinamentos e ações promovidos pelo Hospital de Porto Trombetas, com suporte da MRN e Pró-Saúde, contribuem para a manutenção dos nossos serviços e ampliam a segurança assistencial, mantendo a qualidade dos nossos serviços”, conclui.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde