SIPAT

Hospital Regional do Baixo Amazonas reforça a importância do bem-estar físico e mental durante a pandemia

Atividades fazem parte da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat)

Com o tema “Bem-estar físico e mental no trabalho: auxiliando na prevenção de acidentes”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza até a próxima sexta-feira (24) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat 2021).

A iniciativa, organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA), está promovendo palestras com temas voltados a prevenção de doenças do corpo e da mente, uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs), e atividades como dança ao ar livre, ginástica laboral, manhã de beleza para as mulheres e yoga ao ar livre.

De acordo com o coordenador de Departamento Pessoal e presidente da CIPA, Lucien Marques, um dos objetivos da Sipat é levar informações e orientações para garantir que os mais de 1.400 colaboradores desempenhem suas atividades com segurança no hospital.

“O HRBA executa continuamente medidas e atitudes de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho. Queremos que os profissionais que atuam no hospital possam voltar para casa em segurança, que tenham atitudes seguras nas suas atividades diárias, se protegendo, protegendo o colega e identificando possíveis problemas no hospital”, afirma Lucien.

A pandemia do novo coronavírus foi um dos maiores desafios enfrentados nos últimos anos pelos profissionais que trabalham na área da saúde. Muitos no País sofreram estresse no trabalho e tiveram o emocional afetado.

A técnica em enfermagem, Edileusa Sousa, 60 anos foi uma das colaboradoras que teve o emocional abalado durante a pandemia. “Eu tive problemas particulares que me fizeram ter medo de afetar o meu trabalho, mas procurei atendimento psicólogo no hospital e consegui superar. Fui muito bem acolhida e me fortaleci mentalmente e fisicamente”, conta.

“Buscamos também destacar a necessidade de manter uma saúde mental neste período pós-pandemia. Sabemos que muitos colaboradores tiveram que trabalhar muito para salvar vidas e queremos contribuir para uma melhor qualidade de vida”, ressalta o presidente da CIPA.

Durante a pandemia, os protocolos de segurança do HRBA, unidade do Governo do Pará, gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, precisaram ser reforçados pelo Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).

O diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Rezende, destaca que a prevenção de acidentes no trabalho reflete diretamente na assistência de qualidade prestada aos pacientes.

“A Sipat serve para aflorar a segurança de todos, do colaborador ao usuário. Essa prevenção faz parte do comportamento seguro, os profissionais saberem que precisam desempenhar suas funções com cuidado, atenção, para evitar danos.

Nossa missão é trabalhar com foco na segurança do paciente, e para isso, precisamos que nossos profissionais também se sintam seguros, protegidos, para fornecer um tratamento adequado a toda a população”, afirma o diretor.

Reconhecido como um dos melhores hospitais públicos do Brasil e com a mais alta certificação nacional, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HRBA presta atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), sendo referência para 1,3 milhão de pessoas de 30 municípios da região

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde