Hospital da Transamazônica realiza curso de Reanimação Neonatal e transporte de recém-nascidos

Profissionais do Hospital Regional Público da Transamazônica, unidade do Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, em Altamira (PA), participaram, entre os dias 16 e 17 de agosto, de um treinamento voltado ao cuidado e suporte à vida de bebês recém-nascidos.

O programa, para a reanimação de recém-nascido com até 34 semanas em Sala de Parto, junto com o transporte do recém-nascido em estado de alto risco, teve como objetivo capacitar e disseminar conhecimentos atualizados relativos ao cuidado do neonato ao nascer, tanto no transporte quanto na estabilização imediata após a reanimação. Com a finalidade de reduzir a mortalidade, o treinamento também compartilhou as diretrizes e didáticas voltadas para as abordagens do Manual da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Entre as responsáveis pela capacitação, estavam a Dra. Vilma Hutim, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, e as médicas neonatologistas Dra. Diana Sato e Dra. Maria José de Souza, instrutoras da unidade.

O curso apresentou ferramentas metodológicas teóricas e práticas e proporcionou aos técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos, dos nove municípios de abrangência da região da Transamazônica, uma visão geral das técnicas de preparo, para admissão do recém-nascido, estabilização inicial, cuidados pós-reanimação e melhores abordagens sistematizadas e organizadas dos cuidados com o neonato. Como forma de avaliação do desempenho do público alvo, houve ainda a aplicação de testes (pré e pós) sobre o conteúdo programático.

Nos dois dias de treinamento, as atividades foram desenvolvidas em três estações de ensino: no auditório, sala de reunião e anexo do Núcleo de Educação Permanente.

Sobre o Hospital Regional Público da Transamazônica

Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará, foi idealizado e concebido para prestar atendimento humanizado e de qualidade, em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado, sendo esta sua missão até os dias de hoje.
A unidade é referência para aproximadamente 500.000 mil habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). Uma unidade de retaguarda, com atendimento de urgência e emergência e a única a possuir serviço de Hemodiálise. Com quase dez anos de existência, o HRPT, já realizou um quantitativo expressivo de atendimentos. Para fins de comparação, seria como se toda a população da região tivesse sido atendida pelo menos quatro vezes na unidade nesse período.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde