UBS Alto do Ipiranga oferece atendimento diferenciado para gestantes

Grupo de Gestantes ocorre uma vez por mês e orienta as futuras mamães sobre os cuidados com os bebês

A chegada de um bebê é um momento especial na vida das famílias, mas também é cercado de cuidados e dúvidas. Para ajudar as futuras mamães, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Alto do Ipiranga mantém o Grupo de Gestantes. Nos encontros, são debatidos diversos assuntos, como pré-natal, planejamento familiar e a importância do aleitamento materno. Esse último, ganha atenção especial neste mês que celebra o Agosto Dourado.

Além de ter um mês dedicado ao estímulo da amamentação, agosto também conta com outra data importante, o Dia da Gestante, celebrado no último dia 15. O encontro do Grupo de Gestantes da UBS Alto do Ipiranga, unidade administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ocorre uma vez por mês.

De acordo com a responsável pelo Grupo de Gestantes, a enfermeira Michele Diniz, o principal objetivo do serviço é estabelecer um vínculo entre as grávidas e a Unidade. “Quanto mais informações a paciente tiver, é melhor. Nas reuniões, falamos bastante da importância de fazer o pré-natal desde o início, pois é com ele que podemos identificar as doenças que afetam o desenvolvimento do bebê”, destaca.

O aleitamento materno é um dos temas mais abordados nas reuniões. Segundo a enfermeira, o leite traz uma série de benefícios tanto para os bebês quanto para as mães. “É importante porque se cria um vínculo afetivo entre mãe e filho. A amamentação ajuda na imunidade da criança até que ela possa receber as vacinas, bem como colabora na parte cognitiva do bebê, fortalece a deglutição e evita a desnutrição. As mães também são beneficiadas, já que estudos indicam que a amamentação reduz o risco de câncer, como o de mama e ovário”, reforça.

Para a profissional, uma rotina saudável é essencial para as grávidas percorrerem os nove meses de gestação e terem um parto sem sustos. O grupo também oferece um suporte a mais para as mulheres que tem doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. “Os principais cuidados são com uma alimentação saudável e também com a prática de atividades físicas regulares, nem que seja uma caminhada. Incentivamos ainda o parto normal e orientamos sobre os exercícios que podem ser realizados para tornar essa experiência tranquila”, explica. A UBS Alto do Ipiranga está localizada na rua Capitão Joaquim de Mello Freire, 700.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde