Hospital 5 de Outubro encerra o ano de 2019 com mais de 269 mil atendimentos

Paciente do Hospital 5 de Outubro (HCO), em Canaã dos Carajás, desde 2009, devido ao acompanhamento médico para controle do diabetes, o caminhoneiro José Luiz Moura, é só elogios ao Hospital.

Internado há sete dias para cuidar de complicações circulatórias periféricas em membro inferior direito (pé diabético infectado), relatou que sempre recebeu um bom atendimento de todos os profissionais da Unidade. “Sou muito bem assistido aqui, desde o serviço de limpeza à Diretoria deste Hospital. Sempre que preciso, tenho um bom atendimento”, relatou.

Só em 2019 o Hospital 5 de Outubro realizou 269.918 atendimentos, dentre eles 32.057 atendimentos ambulatoriais, 39.782 atendimentos de urgência e emergência, 195.977 exames, 1.464 internações e 638 cirurgias e partos. O índice de satisfação foi de 96%.

Com a assistência à saúde baseada em princípios de humanização, qualidade e segurança do paciente, o Hospital 5 de Outubro, Unidade gerida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, em Fevereiro de 2019 obteve do COFEN a Certificação do serviço de enfermagem pelo Programa Nacional de Qualidade deste respeitado Conselho, onde atingiu 82,9% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando a qualidade da assistência de enfermagem que é prestada aos usuários que buscam o atendimento no HCO.

Programas e Projetos

Por meio do projeto “Amor de Mãe: cuidando da gestante e do bebê”, o HCO oferece atendimento acolhedor para as gestantes. A iniciativa tem o objetivo de integrar a assistência multidisciplinar ao parto e aos atendimentos ambulatoriais e procedimentos, que antecedem e sucedem o nascimento da criança. Fazem parte dessa ação, agendamentos de consultas de pré-natal, consulta com anestesiologista, curso para as gestantes e para os pais além da visita in loco nos ambientes do Hospital como a Unidade de Internação e as salas obstétricas para conhecer o ambiente e receber informações pertinentes ao período da internação.

Já o projeto “Saúde e alegria”, usa a contação de histórias para as crianças internadas no HCO, onde o objetivo é a descontração da garotada tornando mais alegre o período de recuperação.
Outra atenção especial aos pacientes internados é a comemoração de aniversário, por meio do projeto “Dia Feliz”, que leva um abraço fraterno e um lanche especial para aqueles pacientes que fazem aniversário durante o período de internação.

Além destes Projetos o Hospital Cinco de Outubro promove ao longo do ano ações de incentivo ao aleitamento materno, campanhas de promoção de saúde e ações sociais em benefícios às populações mais carentes.
Para Marcos Silveira, diretor hospitalar do HCO, 2019 foi um ano de mudanças positivas para a Unidade, “O foco é na melhoria, avançamos na qualidade assistencial onde fomos coroados com a certificação pelo COFEN, graças a muito trabalho de todos os profissionais que formam o time HCO, incrementamos novas especialidades médicas e novos serviços de diagnóstico, fortalecemos o Pronto Socorro com o incremento de profissionais e conseguimos reduzir o tempo de espera e aumentar a segurança assistencial”, destacou.

Unidade

O Hospital 5 de Outubro foi fundado pela empresa Vale e projetado para apoiar as operações da Mina Sossego e a implantação do projeto S11D.

A unidade hospitalar possuí estrutura de pequeno porte, com capacidade para atender casos de até média complexidade e congrega ambulatório para consultas eletivas, Pronto Atendimento 24 horas, instalações de internação com enfermarias e apartamentos individuais e suporte diagnóstico em: laboratório de patologia clínica, Ultrassonografia, Mamografia, Radiologia, Eletrocardiograma, entre outros, e atendimento clínico nas especialidades de Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Pediatria, Cirurgia Geral, Fonoaudiologia, Ginecologia/ Obstetrícia, Ortopedia, Psicologia, Psiquiatria e Nutrição.

O Hospital 5 de Outubro possui 22 leitos, sendo seis apartamentos individuais e 16 leitos de enfermaria coletiva. A instituição dispõe, ainda, de um centro cirúrgico com três salas e dois leitos de recuperação pós-anestésicos, além de serviço de imunização, que segue um rigoroso procedimento para armazenamento e aplicação de vacinas, garantindo a confiabilidade dos produtos. São diversos tipos de vacinas, a exemplo das ocupacionais e as recomendadas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e viajantes.
O HCO atende convênios em seu Pronto-Socorro e no ambulatório, além de realizar atendimento particular. Os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (94) 3358-1211, das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira, das 7h às 17h.

Todos os serviços ofertados na unidade estão detalhados no endereço www.hospitalcincodeoutubro.com.br. A página apresenta, com detalhes, as especialidades médicas, exames e vacinas disponíveis na unidade, além de informar sobre os convênios aceitos pela instituição. Lá, os visitantes podem conhecer a história do hospital, os programas e projetos que são promovidos para a comunidade, acessar o portal de Carreiras da Pró-Saúde, além de fazer sugestões, elogios e registrar reclamações.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde