Em um ano, Materno-Infantil de Barcarena alcança primeira certificação nacional e 97% de satisfação em 2019

“Meu filho mamou na primeira hora de vida, graças aos anjos que que cuidaram de mim e da minha família no Materno-Infantil. Não só um hospital, mas um pedaço do céu”. Este é o relato de Aline Negrão, moradora de Abaetetuba e mãe do bebê Dante. Ela fez parte da primeira turma do Curso de Gestantes promovida pelo Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). A emoção tem um motivo especial: de acordo com as evidências científicas, a primeira mamada após o parto assegura que os anticorpos maternos sejam passados para o bebê protegendo-o por toda a vida.

Aline conta que buscou instituições que pudessem realizar o seu sonho de ter um parto normal e humanizado, foi então que conheceu o HMIB. “Eu sempre quis ter parto normal, pesquisei e me preparei muito para isso. Durante a minha procura achei o hospital de Barcarena. Iniciei meu acompanhamento na unidade por meio do Curso de Gestante. Nele, pude conhecer o hospital, a metodologia, a equipe e toda estrutura que possibilitaria o meu sonho a se tornar realidade”, relembra.

O relato de Aline é uma das histórias que compõem o resultado do trabalho realizado pelo Materno-Infantil de Barcarena, hospital mantido pelo Governo do Estado e gerenciado, desde a sua inauguração, em setembro de 2018, pela Pró-Saúde. Em 2019, a unidade especializada em atendimento de média e alta complexidades, ou seja, gestações de alto risco, registrou 1.469 partos, sendo 53% deles de modo natural. Desde a sua inauguração, o Materno-Infantil não registrou nenhum óbito materno.

Registros emocionaram paraenses

Histórias como a de Aline foram contadas pela exposição fotográfica “Eu, depois de ti”. A mostra, idealizada e organizada pela Pró-Saúde, exibiu fotografias que revelam o cotidiano das crianças que nasceram no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB). Segundo estimativa dos organizadores, a exposição itinerante recebeu mais de dois mil visitantes em suas duas edições: no Espaço Cultural São José Liberto e no Aeroporto Val-de-Cans. Ainda sem confirmação oficial, a previsão é que a próxima edição seja realiza em Barcarena.

Satisfação de 97% e mais de 74 mil atendimentos

O atendimento de excelência é comprovado por meio do índice de satisfação do usuário. Com 74.338 atendimentos em 2019, a unidade registrou média de 97% de satisfação. “Esse valor reflete a qualidade do serviço prestado na assistência ao usuário. Hoje, prestamos um serviço de excelência em nossa unidade, desde a porta de entrada, na recepção, a assistência até a alta do paciente”, ressalta o diretor Hospitalar, Fábio Machado.

Mulheres protagonistas do parto

No Materno-Infantil, as mulheres são protagonistas do parto e todas as condutas da equipe multiprofissional são realizadas com o intuito de mantê-las o mais confortável possível. “No plano de parto da gestante, ela pode escolher quais métodos não farmacológicos de alivio à dor ela quer utilizar. Oferecemos a ela desde musicoterapia, dança, caminhada e massagens, escalda pés, uso da bola suíça, cavalinho e o principal, damos apoio e aconchego”, ressalta o coordenador de Enfermagem, Geovanny Magalhães.

Banco de Leite

A unidade também abriga o único Banco de Leite Humano (BLH) da região, com atividades de coleta e processamento de controle de qualidade do leite materno, palestras educativas, rodas de conversas, orientação sobre a importância da amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, além de campanhas de doação de leite humano.

Mensalmente uma equipe do BLH realiza atividades no meio da comunidade para conscientizar a população sobre o assunto.

Certificação Nacional

O Materno-Infantil recebeu, no mês de novembro, a Menção Honrosa do Prêmio Amigo do Meio Ambiente. As ações sustentáveis foram reconhecidas por meio dos projetos “Culinária Inteligente – Política de Reaproveitamento” e “Pesquisa de Satisfação e Lista Digital com Tablet”, produzidos por colaboradores do hospital.

No mesmo ano, a maternidade ganhou a primeira certificação nacional, o Selo Green Kitchen, que reconhece a oferta de um serviço de nutrição que tem como princípio as boas práticas sociais e ambientais, além de responsabilidade na produção sustentável e na destinação adequada do alimento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde