Gerente da Qualidade do Hurso participa de Videoconferência da ANVISA

Na última terça feira, 1/9, a gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Thaisa Afonso, do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) viajou à capital de Goiás para participar de videoconferência organizada pela SUVISA/ANVISA/DATASUS. Foram convidadas para a mesma todos os gestores dos núcleos de segurança goianos. O motivo foi a apresentação e orientação da nova proposta do Plano Integrado para Gestão Sanitária da Segurança do Paciente.

A conferência foi realizada pela Coordenação de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar em sua própria sala na sede da SUVISA, em Goiânia (GO). De acordo com Thaisa foi apresentado o Plano, assim como seu objetivo descrito e definido pela ANVISA, e ainda capacitou as equipes para implantação do mesmo e pulverização da sistemática de monitoramento dos protocolos de Segurança do Paciente.

“A proposta busca fortalecer a segurança do paciente, assim como o cuidado com o mesmo tanto nas redes pública quanto na privada”, explicou ela, que acrescentou que isso será alcançado através da padronização do monitoramento e investigação de eventos adversos, para então avaliar as práticas de saúde. “Desta forma será possível fiscalizar e analisar melhor cada unidade com uma referência da qualidade”, concluiu ela.

A partir do Plano, todos os hospitais deverão ter os mesmos protocolos e indicadores para segurança do paciente. “Foi uma capacitação de grande importância tanto no nível institucional, quanto na rede do paciente, já que desta forma apoia as equipes responsáveis pelos Núcleos a fomentar todas as ações preventivas e corretivas no foco da segurança do paciente”, afirmou Thaisa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde