Fisioterapia e videogame são aliados no tratamento de pacientes internados no Hospital Galileu

A Gameterapia, que é a junção da fisioterapia com videogame, é uma prática usual no Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), que a utiliza como um estímulo na sequência do tratamento a pacientes internados vítimas de trauma ortopédicos. A ideia da gameterapia é aliar a terapia como forma de reabilitação.

O usuário Sanderson Santos do Espírito Santo ficou internado na unidade hospitalar por aproximadamente duas semanas e encontrou no videogame uma forma lúdica e inspiradora para dar prosseguimento a sua recuperação. “Não imaginei que fosse possível isso. Eu tive dificuldade para aceitar meu tratamento e, com a gameterapia, passei a sentir ânimo e ter mais esperança na recuperação dos meus movimentos. Esse tratamento me incentiva e me faz encontrar forças para seguir”, contou. Já Pedro Paulo esteve no HPEG para tratar um problema renal e conheceu a fisioterapia aliada ao videogame por meio da equipe do HPEG. “É novo, dinâmico. Não conhecia essa terapia. E há 17 anos, venho realizando inúmeras sessões de fisioterapia, mas não podia imaginar ser possível melhorar meu quadro com ajuda de um jogo de videogame. Os colaboradores do Galileu me mostraram que isso é possível”.

De acordo com a fisioterapeuta Lorena Borges, a adesão dos pacientes a terapia de reabilitação é imediata, o que contribui na evolução positiva do tratamento. Lorena informa ainda que uma das formas de medir essa evolução é feita por meio da pontuação nos jogos. “A Gameterapia permite uma reabilitação de maneira mais lúdica, onde o paciente consegue visualizar a melhora funcional de seus movimentos através das pontuações e conforme consegue avançar os níveis dos jogos”, explicou.

O fisioterapeuta e coordenador do Serviço de Fisioterapia do HPEG, Eduardo Eberhardt, comenta sobre a funcionalidade do uso do videogame na reabilitação dos pacientes. “A Gameterapia funciona muito bem devido a liberdade de movimentos que a gente consegue ter com o paciente, além disso, os jogos que o game oferece produzem movimento semelhantes ao que a gente executa dentro da fisioterapia convencional. Conseguimos fazer essa substituição e isso facilita a execução dos movimentos, além de ser também um estímulo visual”, concluiu.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde