Diagnóstico precoce de doenças com cabeça e pescoço é tema abordado no Yutaka Takeda

O Hospital Yutaka Takeda (HYT), localizado na Serra dos Carajás, em Parauapebas (PA), promoveu palestra sobre o projeto “Harmonia em Ação”, no dia 19/10. O propósito da ação foi apresentar a importância do tratamento multidisciplinar e individual do paciente com doenças relacionadas a cabeça e pescoço. Participaram do evento 54 participantes. 

De acordo com o médico especialista em cirurgia de pescoço e cabeça, Élder Narciso Feltrim, é importante levar a informação sobre o diagnóstico precoce destas áreas do corpo, pois são doenças prevalentes em nosso país e que tem uma incidência alta. “Quando você faz um diagnóstico precoce que você pode curar, orientar, informar e treinar as pessoas, para que essas doenças possam ser identificadas de forma precoce, a gente vê que o projeto tende a preservar a saúde”, explica. 

O médico aponta que, segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 70% dos pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço já estão em um estágio avançado da doença. 

A participante da ação e técnica de Enfermagem do HYT, Alaíde Silva, conta que achou bem interessante o assunto abordado e que vai ficar mais atenta ao corpo daqui por diante. “Isso para a gente que trabalha na área da saúde, este treinamento é muito importante, principalmente com essas doenças que podem ser diagnosticadas precocemente, que é mais fácil para tratar do que quando está em uma fase mais avançada”, conta.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.500 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde