A higiene bucal só fica completa quando não esquecemos da língua

A maiorias das pessoas conhece a importância da escovação regular dos dentes para manter a saúde bucal em dia. No entanto, a limpeza da língua é algo frequentemente esquecido e que pode acarretar diversos problemas. Assim como os dentes, a língua ajuda em todo o processo de mastigação e requer alguns cuidados especiais de higiene.

Uma dessas consequências pode ser o mau hálito. Já que por ter um papel importante no processo de alimentação, a língua pode acumular restos de comida e se tornar um depósito de bactérias. 
Um sinal de que a higiene do órgão não está adequada é o aparecimento do biofilme lingual, também conhecido como saburra, uma crosta branca que aparece na parte superior da língua. Uma língua saudável deve ter cor rósea, ser macia e apresentar relevos espalhadas pelo dorso e por sua lateral.

A receita para ter uma língua saudável e um bom hálito depende, portanto, da higiene regular desse órgão. Outra medida fundamental — não só para a língua, mas para todo o organismo — é a ingestão de água. Isso porque o líquido ajuda a diluir a saliva, contribuindo para que ela funcione como um mecanismo de limpeza na boca. O consumo ideal é de no mínimo 2 litros de água por dia, cota suficiente para deixar a língua hidratada e menos propensa à ação das bactérias.

Como limpar a língua

A higiene da língua deve ser feita diariamente e pode ser realizada por meio de alguns acessórios, sendo que alguns são mais eficientes que outros.

A escova de dente normal até permite a limpeza da língua, mas não é o instrumento mais adequado, uma vez que não foi criada para essa finalidade. Por ter um cabo longo, muitas vezes a limpeza com a escova acaba despertando a sensação de ânsia de vômito nas pessoas. Além disso, a escova também pode soltar a crosta branca presente na língua, mas não a remove direito. No entanto, se for a única opção à sua mão, melhor usá-la após escovar os dentes.

Os itens mais adequados para a limpeza da língua são os dispositivos conhecidos como raspadores. Desenvolvidos para esse propósito, eles têm o formato correto e a estrutura ideal para remover a saburra da língua. A limpeza deve ser feita sempre do fundo para frente e de maneira suave.

Após a higiene da língua com o raspador, o serviço só fica completo com o uso do fio dental e da escova para limpar os dentes.

Doenças que começam na boca

Prestar atenção à língua toda vez que você for escovar os dentes é um hábito muito bem-vindo, pois alguns problemas de saúde se manifestam de forma visível primeiro na boca. Quando a língua fica extremamente vermelha, por exemplo, pode ser um sinal de falta de vitamina B12, anemia e até mesmo diabetes.

Entre outras doenças graves que podem aparecer na língua está o câncer. Feridas na região que não cicatrizam em 15 dias devem ser avaliadas por um cirurgião-dentista ou um médico. É importante manter visitas periódicas ao dentista, pois só a avaliação de um profissional poderá dizer com certeza se está tudo bem com os seus dentes, gengiva e, principalmente, a língua.

Fonte: Saúde É Vital – Abril

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde