Humanização

Dia Nacional da Filantropia: Pró-Saúde destaca iniciativas em benefício do próximo

Dia Nacional da Filantropia busca valorizar e reconhecer iniciativas beneficentes 

Nesta quarta-feira, 20/10, é celebrado o Dia Nacional da Filantropia. A data foi criada pelo Fórum Nacional das Entidades Filantrópicas (Fonif) com a proposta de reconhecer às mais de 11 mil entidades filantrópicas que atuam no país e cujo trabalho beneficia a vida de milhões de brasileiros.

Reconhecida pela excelência em gestão hospitalar e o zelo com o atendimento humanizado, a Pró-Saúde realiza, anualmente, iniciativas e campanhas para beneficar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na entrevista abaixo, a Superintendente Corporativa de Filantropia da Pró-Saúde, Regina Victorino, conta sobre os desafios enfrentados para seguir com essa missão durante a pandemia da Covid-19.

Leia a entrevista completa:

Quais foram os principais desafios da Filantropia, na Pró-Saúde, diante do cenário de pandemia?

Regina – Compreendendo a filantropia como entidades beneficentes que não visam lucro, durante o cenário de pandemia, os principais desafios foram a interrupção de cirurgias eletivas, a diminuição dos atendimentos ambulatoriais, o repasse financeiro do gestor público e a interrupção das visitas e contatos com familiares, essas foram algumas das questões prejudiciais para as unidades próprias com atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na Educação, considerando as medidas de isolamento social e as diretrizes do município de São Paulo, para os processos educativos, a equipe pedagógica e administrativa centrou seus esforços na capacitação de colaboradores para que eles pudessem atender as necessidades das crianças atendidas e seus familiares, de forma qualificada, mesmo que à distância.

Quais têm sido as principais demandas do setor de Filantropia da entidade e por que são tão importantes?

Regina – Do ponto de vista da humanização, as principais demandas dizem respeito a necessidade de inovação dos seus processos e projetos, tendo em vista a mudança no cenário da saúde. As Comissões de Humanização das unidades são as responsáveis pela observância, gestão e aplicabilidade da Política do Ministério da Saúde. Porém, o trabalho vai além, e tem como principal objetivo fazer acontecer a humanização, sempre prezando pela qualidade dos serviços. Esse é o caminho para que nossos clientes e usuários sejam atendidos e sintam, de fato, que o conceito de humanização previsto no valor institucional é cumprido nos serviços da Pró-Saúde.

Outro aspecto foi a necessidade que os usuários dos nossos serviços estavam enfrentando na pandemia, do ponto de vista da vulnerabilidade social. Desenvolvemos diversas campanhas e ações para atender essas pessoas em diversas localidades do País, com grandes mobilizações e atenção dos técnicos para desenvolver projetos que minimizassem essa demanda.

O Programa de Voluntariado da Pró-Saúde também precisou ser reorganizado com treinamentos e capacitações, para atender tanto os nossos usuários, como também os próprios voluntários e, assim, mantermos o apoio aos pacientes nos hospitais.

Como os colaboradores e pacientes são beneficiados pelas ações da Filantropia?

Regina – Com a atenção individualizada, respeitando a pessoa humana em seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais, na garantia de seus direitos e proteção. A nossa equipe recebeu prontamente manuais técnicos e treinamentos com diretrizes assistenciais e cuidados durante a pandemia da Covid-19. Os usuários foram acolhidos pela equipe para manter a dignidade e humanização, trazendo alternativas e reinventando suas ações.

A filantropia (amor à humanidade) é o conceito que mais se aproxima da causa da Pró-Saúde (cuidar de vidas). No entanto, é um conceito muito abstrato para a maioria das pessoas. Como podemos traduzir para elas?

Regina – Historicamente, a filantropia nasce com a caridade e, desde então, a garantia de atendimento à população mais carente, de forma não lucrativa, se faz presente. O amor à humanidade, na prática, é a possibilidade de realização dos atendimentos gratuitos e de excelência a quem mais necessita, levando o acesso à saúde aos locais menos favorecidos e descobertos de atenção assistencial.

Quantas ações já foram realizadas, em 2021, na Pró-Saúde?

Regina – No primeiro semestre de 2021 foram realizadas mais de 500 iniciativas humanizadas e do programa Ação do Bem nas unidades gerenciadas e Sede Administrativa da Pró-Saúde.

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