Dia dos Pais: Uma história sobre pai e filha atendidos na UnicaFisio, unidos nos cuidados com a saúde

Ela, aos 68 anos, agora também cuida do pai, de 96. Ambos são pacientes da unidade que promove a reabilitação de idosos em Mogi das Cruzes.

 

Carinho e dedicação sempre permearam a relação de Mayumi Irie, de 68 anos, e de Sinzi Sakakibara, 96. Essa convivência ganhou ainda mais força desde o início do ano, quando filha e pai passaram a frequentar juntos a UnicaFisio, em Mogi das Cruzes. Para a aposentada, os cuidados com o pai nesta etapa da vida representam a retribuição de toda dedicação de Sakakibara durante sua infância e adolescência.

Mayumi frequenta a UnicaFisio desde sua inauguração, há quase três anos. “Faço artesanato, musculação, hidroginástica e informática. Desde janeiro, meu pai também participa da Escola da Memória, o que tem sido muito bom. Ele já pintava a óleo e nas aulas tem aprendido outras técnicas. Antes, ficava preocupada em deixá-lo em casa, agora, aqui, ele recebe o carinho dos professores e do pessoal que frequenta a unidade. Nossa vida mudou para melhor”, conta.

A UnicaFisio é administrada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Prefeitura de Mogi das Cruzes. Além de proporcionar o cuidado com a saúde, a unidade também promove a sociabilização entre os idosos.

Segundo Sakakibara, frequentar a UnicaFisio tem sido uma experiência gratificante. “Estou gostando muito do ambiente, de saber das novidades e de conhecer novos colegas. O melhor é o respeito e o carinho que recebo”, destaca.

Para Mayumi, o convívio com o pai proporciona um aprendizado diário e é um exemplo para sua família. “Até meus 7 anos só falava em japonês, depois que me casei e meus filhos nasceram, acabei perdendo o hábito. Mas há sete anos, por causa da convivência diária com meu pai, voltei a falar. Quero que esse cuidado que tenho com ele seja um exemplo para meus filhos e netos”, acrescenta.

Aposentada há oito anos, Mayumi fala com carinho da realização pessoal por cuidar do pai. “Sinto muito orgulho dele, especialmente, porque seu sonho sempre foi estudar, mas primeiro ajudou a formar os seis irmãos e os quatro filhos. Só depois fez supletivo e ingressou na faculdade de Arquitetura, aos 57 anos. Ele prestou vestibular com três mil candidatos e passou em segundo lugar. É muito bom saber que por toda a vida cuidou da família. Agora é minha vez de retribuir”, diz emocionada.

A UnicaFisio é um local de fisioterapia e reabilitação para idosos com idade a partir de 60 anos. A unidade conta com academia da terceira idade, hidroginástica, Escola da Memória e da Coluna, além de oficinas de artesanato, aulas de informática e acompanhamento nutricional. O serviço funciona rua Francisco Affonso de Melo, 635, Brás Cubas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde