Com “túnel da motivação”, Hospital Regional do Baixo Amazonas homenageia profissionais da enfermagem

Ação integra programação especial para celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, em 12 de maio

Com o tema “O Melhor de Nós, Para Todos Nós”, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), realiza diversas atividades entre os dias 11 e 12 de maio, para comemorar a Semana de Enfermagem 2022.

A programação da unidade integra a campanha institucional da Pró-Saúde, gestora do HRBA, que neste ano, tem o intuito de oferecer atividades que geram interação, alívio e esperança aos profissionais após o período caótico de pandemia. Além disso, o evento também estimula a troca de vivências e informações entre os profissionais.

Com objetivo de disseminar mensagens de carinho e incentivo, o HRBA construiu o tradicional “Túnel da Motivação”, estimulando colaboradores e usuários a deixarem recadinhos em homenagem aos profissionais da enfermagem.

Além do túnel, a unidade montou um painel com os nomes dos 651 profissionais que atuam na área da enfermagem no HRBA, realizou palestras sobre liderança, e ao longo desta quinta-feira (12), Dia Internacional da Enfermagem, disponibilizará momentos com terapia em grupo, ações de saúde e beleza (massagem, design de sobrancelha, ventosaterapia, pilates) e refeições especiais com música ao vivo.

“Isso é o mínimo que podemos fazer por quem atua nesta profissão, que exige mais do que conhecimento técnico, é preciso ter amor em cuidar das pessoas”, destaca a enfermeira e diretora Assistencial, Camila Barral.

Há mais de dois, desde o início da pandemia do coronavírus, o HRBA, unidade do Governo do Pará, segue sendo referência para casos da doença, tendo recuperado até o momento, mais de 850 pacientes graves diagnosticados com Covid-19.

“Estamos finalizando um ciclo complexo que foi a Covid-19. A equipe de enfermagem teve papel essencial e mostrou para toda sociedade o quanto é importante o valor deste profissional”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

A enfermeira Maria Edinaia Neres, que atua como condenadora de enfermagem do setor de Acolhimento do hospital, esteve na linha de frente da equipe de enfrentamento à Covid-19, e comenta como foi a experiência.

“A pandemia foi muito desafiadora para todos nós. Ninguém conhecia esse vírus, perdemos muitos familiares, amigos e colegas de profissão, mas trabalhamos unidos, não descansamos e estamos vencendo essa pandemia”, comemora.

Comenda Anna Nery

Em homenagem às relevantes contribuições na área da saúde há quase uma década, a enfermeira Edinaia foi a representante do HRBA agraciada com a comenda Anna Nery – pioneira da Enfermagem no Brasil, medalha concedida pela Câmara de Vereadores de Santarém, no dia 10 de maio.

“É um reconhecimento e não apenas para mim, pois estou representando mais de 600 profissionais que atuam no Regional de Santarém. Só tenho gratidão em poder ter uma profissão que ajuda as pessoas, que me permite servir e cuidar do próximo”, comenta.

Edinaia conta que passou a reconhecer ainda mais a sua profissão quando seu filho nasceu prematuro e precisou ficar internado dois meses na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

“Ele nasceu com 28 semanas, pesando 1,25 quilos. Foram dois meses de luta pela vida. A equipe de enfermagem foi primordial para garantir a sobrevivência do meu filho”, compartilha.

O Regional do Baixo Amazonas está entre os melhores hospitais do país e possui reconhecimento internacional pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes.

“Ser enfermeiro é ter a missão de ajudar o próximo com humanização, empatia, amor e respeito, pelo paciente e seu familiar. Aqui no Regional do Baixo Amazonas temos profissionais capacitados tecnicamente, mas acima de tudo, contamos com profissionais comprometidos que têm amor pela profissão e primam pelo cuidar com segurança”, finaliza a diretora Assistencial.

Referência em atendimentos de média e alta complexidades para 1,4 milhão de pessoas residentes em 30 municípios da região do Baixo Amazonas, Oeste do Pará e Xingú, o HRBA presta atendimento 100% gratuito, tendo realizado 1,1 milhão de atendimentos em 2021.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde