Hospital Materno-Infantil de Barcarena bate a marca de 5 mil partos realizados

De acordo com a enfermeira Patrícia Muniz, o número reflete também a qualidade do serviço da assistência ofertada às mulheres na unidade

A equipe assistencial do Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Ana Turann (HMIB), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, obteve a marca de 5 mil partos já realizados. O mais novo bebê do sexo masculino, nasceu às 4h20 da última quarta-feira (18/5).

A jovem Hyllary Ferreira Garcia, de 18 anos, natural do Município de Mocajuba, é a mãe do pequeno Anthony Cauê, que nasceu com 2,610kg e 50cm de altura. A mais nova mamãe agradeceu por todo o apoio recebido pela equipe de profissionais do HMIB.

“Tive um bom parto. Estou muito feliz em estar juntinho do meu filho. Vou cuidar muito bem dele”, disse a mãe, emocionada, acariciando a cabeça da criança.

A paciente contou com o apoio exclusivo e experiente da avó, Maria de Fátima Ferreira, de 59 anos de idade, que fez questão de estar junto da neta, que criou desde pequena.

“Estou muito feliz, porque é a realização de um sonho. É o meu primeiro bisneto e ganho ele no mês em que se comemora o Dia das Mães e das flores. Agora é o meu mês, pois sou uma bisavó”, disse Maria de Fátima, deixando transparecer toda sua felicidade.

Para a enfermeira obstetra da Pró-Saúde, Rafaela Tavares, que fez os procedimentos do parto, o trabalho realizado pelos profissionais do HMIB é pautado sempre na melhor oferta ao usuário.

“O nascimento é um momento único e especial para mulher. Temos uma equipe disposta a garantir que o nascimento aconteça de forma respeitosa, acolhedora, segura e transformadora”, afirmou.

Já a enfermeira Patrícia Muniz, que integra a equipe de profissionais envolvidos com a atividade de partos, comemorou a marca obtida.

“Esta quantidade reflete também a qualidade do serviço da assistência ofertada às mulheres. Aqui, nós damos acolhimento, carinho e cuidado às mães e às suas sementes, que são os seus bebes”, disse.

A maternidade é referência no atendimento de média e alta complexidades em neonatologia e obstetrícia. Dentre suas atividades, a unidade oferece serviços como cirurgias, exames, internações, consultas e sessões com a equipe multiprofissional.

A diretora Assistencial do HMIB, Joice Vaz, explica que a instituição sempre comemora a cada milhar de partos realizados. Ela aproveita para destacar alguns aspectos importantes desenvolvidos pelas equipes de profissionais da instituição formada por enfermeiros, pediatras e técnicos de enfermagem.

“O nascimento do bebê de número 5 mil representa para todo o nosso time uma conquista expressiva nos números. Isso significa toda a dedicação da equipe, que se empenha constantemente para realizar uma melhor entrega e ofertar uma assistência de qualidade, focada na segurança do paciente”, pontuou a diretora.

O Materno-Infantil está localizado a 114 km de Belém e realiza atendimentos de média e alta complexidades, com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em agosto do ano passado, o Materno Infantil se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde