Maternidade

Em três anos de funcionamento, maternidade de Barcarena realizou mais de 4 mil nascimentos

A unidade que comemora aniversário nesta terça-feira (21) é referência em média e alta complexidades na região do Baixo Tocantins

Inaugurado no dia 21 de setembro, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) comemora os três anos de funcionamento da unidade com conquistas importantes e a marca de 232 mil atendimentos, entre consultas, partos e exames.

Nesse período, a maternidade já realizou mais de 4 mil nascimentos, sendo referência na região do Baixo Tocantins. O HMIB, que integra a rede pública de saúde do Governo do Pará, também se tornou o primeiro hospital da região a receber o título de Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde às instituições que cumprem os “Dez Passos” para o Sucesso do Aleitamento Materno, instituídos pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e os critérios de habilitação estabelecidos pela Portaria nº 1.153/2014.

A unidade possui mais de dez especialidades no cuidado materno-infantil, entre elas obstetrícia, ginecologia e pediatria, com o índice de 97% de aprovação e satisfação entre pacientes e acompanhantes. O hospital também zerou a taxa de mortalidade materna e há mais de 12 meses não registra óbitos de mulheres.

A maternidade é gerenciada desde a inauguração, em 2018, pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão em serviços de saúde e administração hospitalar do Brasil. Ao longo dos três anos, a instituição vem consolidando padrões de excelência no atendimento às gestantes e recém-nascidos.

“O surgimento do HMIB é resultado da implementação de estratégias de fortalecimento na linha de cuidado materno-infantil, com atendimento voltado ao pré-natal, parto e puerpério e assistência ao recém-nascido, além de investimentos em gestão e capacitação profissional para entregar a melhor experiência do nascimento”, destaca Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

Esse cuidado fez parte do atendimento da pequena Isabeli, símbolo de vitória, que viveu momentos desafiadores de luta pela vida, e que ficou na lembrança dos profissionais após 107 dias internada. A bebê extremo prematura, de 29 semanas, veio ao mundo com apenas 930 gramas e foi uma das crianças atendidas pela unidade.

“Deixamos o hospital no mês de aniversário, e participamos da última celebração. Lembro de todo o esforço para mantê-la com vida na incubadora. Um ano depois, a Isabeli está linda, cantarola, toma banho de rio, é um bebê saudável e alegre. Eu tenho um carinho especial pelo hospital, pelo acolhimento e pelo olhar humanizado comigo e com minha filha”, lembra a mãe Kellen Nascimento.

A unidade, localizada a 114 quilômetros da capital, presta atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde). O HMIB oferece consultas, internações, cirurgias e exames, além de contribuir no cuidado materno-Infantil com boas práticas desde o pré-natal até o puerpério da mãe, como banheira, bola e cavalinho, massagens para alívio de dor, camas confortáveis e acompanhante 24 horas por dia.

“O hospital disponibiliza ainda métodos de boas práticas no cuidado a bebês e recém-nascidos prematuros, como exemplo, método canguru, banho de ôfuro, descanso na redinha, polvinhos de crochê, entre outras técnicas que colaboram para a redução do tempo de hospitalização, melhoram o ganho de peso e fortalecem o vínculo entre mãe e bebê” ressalta Mary Mello, diretora Técnica.

Comemoração

Nesta terça-feira (21), a unidade prepara um momento de celebração, com a realização de uma missa e participação dos colaboradores para comemorar os três anos da maternidade.

“É um momento de graça e agradecimento, pois mesmo em meio a uma pandemia, trouxemos milhares de bebês ao mundo e salvamos muitas mães. É também um reconhecimento aos profissionais que atuam com comprometimento e competência mantendo a integridade do atendimento a quem mais precisa”, explica Joice Vaz, diretora Assistencial do HMIB.

Uma apresentação sobre a linha do tempo do HMIB irá mostrar as principais ações, títulos e momentos já realizados na unidade. Nos corredores do HMIB, fotos das equipes com os pacientes e com outros colaboradores fazem parte da ornamentação, e refletem o trato humanizado no dia a dia de trabalho e na assistência aos pacientes.

“Estou desde o início de tudo, e cada recordação nos traz à memória todo o empenho e cuidado depositados na unidade e nos profissionais para que todos nós, juntos, pudéssemos entregar a melhor experiência do início da vida para mães e bebês”, afirma Karina Cunha, diretora Administrativa e Financeira da unidade.

Um café da manhã especial, com bolo de aniversário, balões e faixas irá fazer parte da celebração. Cartões com felicitações serão entregues, junto a uma refeição especial, aos pacientes e colaboradores para compartilharem da data especial. Devido a pandemia, a celebração acontece apenas internamente respeitando as medidas de segurança da unidade.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde