Com diversas atividades, HRBA encerra campanha Novembro Azul

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), encerrou a campanha Novembro Azul na quinta-feira (26/11). Cerca de 60 trabalhadores de uma grande obra de engenharia da cidade participaram de uma palestra e receberam panfletos com informações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo o mês, foram realizadas várias ações voltadas para a conscientização da população masculina.

Na quarta-feira (25/11), a oncologista Kalysta Borges foi convidada pela Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai) de Santarém para repassar orientações a um grupo de indígenas que estão hospedados no espaço, enquanto realizam tratamento de saúde. Como nem todos falam português, foi necessário realizar tradução simultânea. “Foi uma experiência ímpar levar um pouco de conhecimento a indígenas. Os programas extramuros nos ajudam a compartilhar informações sobre prevenção contra o câncer. É nossa missão difundir o conhecimento, não importam as barreiras”, conta a médica.

Para a técnica de enfermagem da Casai, Rejany Leal, os indígenas também devem ser orientados quanto aos cuidados com a saúde. “Por conta desse contato muito próximo com a gente, os índios não preservam mais seus traços culturais. Tem a situação da bebida, do fumo, da alimentação não ser adequada. Eles já comem as nossas comidas industrializadas, então isso agrava muito”, afirma Rejany Leal. Atualmente, no HRBA, 118 pacientes estão em tratamento de câncer de próstata. Destes, dois são índios atendidos pela Casai.

OUTRAS AÇÕES

A programação da campanha Novembro Azul do HRBA começou no dia 06/11, data em que iluminação da fachada foi trocada para a coloração azul. No dia 13/11, o oncologista clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu uma palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nos dias 18 e 19/11, foram dadas orientações sobre a campanha e foram distribuídos laços azuis nas recepções do Ambulatório, Imagem, Quimioterapia e Radioterapia. Uma grande ação externa foi realizada no dia 20/11, no Mercadão 2000.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde