SESMT realiza dinâmica sobre EPIs no Hurso

A equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso), em Santa Helena de Goiás (GO), trabalhou nos últimos dias do mês de novembro para chamar a atenção dos colaboradores em relação a uma das normas do Ministério do Trabalho, a NR-32.

Para sair da rotina de treinamentos que sempre ocorrem no auditório, as orientações foram feitas nos locais de trabalho das áreas assistenciais. A ação foi realizada de forma mais lúdica, uma colaboradora se vestiu como se fosse trabalhar nas áreas assistenciais, porém no estilo de jogo dos 7 erros. Essa colaboradora simulou práticas de trabalho que estavam em desacordo com a NR-32, desde o reencape de agulhas, uso de sapatos abertos e adornos, até o não uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Para Muriel Peter, engenheiro da Segurança do Trabalho, a iniciativa teve como objetivo levar aos colaboradores informações que eles já tiveram acesso anteriormente, mas de um modo diferente. Após as simulações, em que os colaboradores deveriam apontar os 7 erros, os Técnicos de Segurança Leidijane Araújo e Leonardo Bueno, fizeram os participantes refletir sobre os motivos que podem causar eventuais acidentes de trabalho, haja vista que praticamente todos conseguiam apontar com facilidade os erros cometidos na simulação. O evento contou com a participação de 119 colaboradores.

A NR-32 tem como finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. Entre as especificações, estão as normas de uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual), que foi foco das dinâmicas realizadas in loco com os colaboradores do hospital.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde