Colaboradores do Oncológico Infantil recebem treinamento sobre precauções hospitalares

Cerca de 60 colaboradores do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (HOIOL), em Belém (PA), foram treinados sobre “Precauções e Isolamento”, seguindo com o que é preconizado pelas normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Durante a capacitação, realizada na última terça-feira (23), os profissionais foram orientados quanto as medidas e recomendações que visam evitar a disseminação direta ou indireta de agentes infecciosos dentro da unidade hospitalar.

O treinamento foi ministrado pela enfermeira do Serviço de Controle e Infecção Hospitalar do hospital, Adrielle Ribeiro, que repassou aos participantes a importância de seguir as orientações sobre as áreas de isolamento e os tipos de precauções hospitalares. Durante a palestra também foram citados alguns estudos de casos e exemplos básicos de transmissão de microrganismos.

Ao longo do treinamento várias dúvidas também foram esclarecidas. Segundo Adrielle Ribeiro, todo profissional de saúde deve conhecer as medidas de precauções para poder utilizá-las corretamente e assim prevenir infecções hospitalares. “As medidas de prevenção não envolvem somente os pacientes, mas também os profissionais de saúde, que podem servir de veículo de transmissão destes microrganismos”, explica a enfermeira.

Participaram do treinamento os colaboradores que trabalham diretamente com a assistência hospitalar, como enfermeiros, técnicos, médicos, terapeutas e outros, e aqueles que tem contato indiretamente com os pacientes, como copeiras, serviço de atendimento ao usuário e colaboradores do serviço de higienização e limpeza. 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde