Home » Biblioteca do HRBA recebe doação de mais de 250 volumes

Biblioteca do HRBA recebe doação de mais de 250 volumes

A biblioteca do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) recebeu, nesta quinta-feira (16), a doação de 238 livros, 45 CDs e DVDs, 11 revistas, 11 livros eletrônicos e duas apostilas. O acervo aborda várias áreas médicas, como anatomia, cardiologia e neurologia. A doação foi da família do médico santareno Paulo Jennings, falecido em 2011, – que atuava em São Paulo. A entrega mereceu uma cerimônia no auditório do hospital; contou com a participação de familiares e amigos do médico, além de médicos residentes e colaboradores do HRBA.

A iniciativa foi da esposa do médico, Lândia Jennings, e das filhas Cláudia, Felícia e Beatriz.  'apesar de atuar em São Paulo, Pulo Jennings trabalhava em prol dos pacientes daqui de Santarém e da região. Sua esposa e filhas acharam que nada era mais significativo do que trazer o acervo para o hospital, para que possa ser útil aos residentes que estão em formação”, explica o neurocirurgião do HRBA, Érik Jennings, sobrinho de Paulo.

O Diretor de Ensino e Pesquisa do HRBA, Luiz Fernando Gouvêa, falando da importância dessa doação para a formação médica em Santarém, disse que 'a doação vem  complementar e a enriquecer mais ainda o acervo da nossa biblioteca, que é de acesso comum tanto para os colaboradores do hospital, quanto para os acadêmicos.”

O Hospital Regional do Baixo Amazonas, gerido pela Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar – Pró-Saúde, é o primeiro do Norte, fora de uma capital a obter a certificação  Hospital de Ensino e Pesquisa O Diretor Geral da instituição, Hebert Moreschi, reafirma a necessidade do constante aperfeiçoamento dos profissionais que atuam nesse hospital do Estado. “Para nossa região, isso é muito importante. Nós temos uma carência muito grande de profissionais de saúde atuando em Santarém e nos municípios vizinhos. Nossa missão, além de prestar assistência de alta complexidade, é também de formar profissionais para atuar na região, dando suporte ao curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará –  UEPA.'

O acervo do Dr. Paulo Jennings elevou o acervo da biblioteca para 1318 volumes. 'O gesto da família do Dr. Paulo Jennings é muito importante; mesmo não estando mais conosco, ele continua, com sua memória, contribuindo para a formação das pessoas e crescimento da saúde em nossa região”, disse Moreschi ao gradecer a doação. E “a família se sente agradecida pelo Hospital Regional ter aceitar a doação, cuidando das obras e fazendo com que seja útil para os profissionais e pacientes”, finaliza Érik Jennings.

Ampliar fonte
Contraste
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde