Artigo – São José Operário

No próximo dia primeiro de maio celebramos o dia de São José operário ou São José trabalhador. Com este dia lembramos de todos os trabalhadores para que tenham todos os seus direitos trabalhistas garantidos. Ninguém deve ser explorado em seu trabalho tendo que ter que trabalhar muitas horas num sistema de escravidão. Esta celebração surge justamente após a revolução industrial, onde os trabalhadores reivindicaram os seus direitos trabalhistas e dizem não ao trabalho escravo e reivindicar cumprir uma jornada de trabalho digna para todos, onde principalmente mulheres que trabalhavam nas indústrias “dias e noites” e se cansavam muito e até acidentes aconteciam não eram dignamente remuneradas.

No dia 19 de março celebramos o dia de São José como “Patrono Universal da Igreja”, o São José “Pai adotivo de Jesus”. E no dia 1º de Maio o São José trabalhador, carpinteiro, que trabalhava duro em sua carpintaria para levar o sustento digno para a sua família. E isto que pedimos neste dia que todos as pessoas tenham acesso ao trabalho e que possam levar um sustento digno para as suas famílias.

Estamos atravessando um momento muito difícil no mundo todo com um vírus invisível, onde muitas pessoas se encontram desempregadas devido ao Corona vírus, muitas lojas, industrias, empresas fechando as portas e mandando funcionários embora, não conseguindo meios de honrar com seus compromissos e não podendo segurar os seus funcionários. Mas assim como foi no tempo da revolução industrial no século XVIII em que muitas pessoas recorreram a São José para conseguirem os seus direitos trabalhistas. Peçamos a Intercessão dele neste momento para que possamos passar por essa fase difícil e aqueles que estão desempregados logo possam ser recolocados no mercado de trabalho.

Neste dia de São José Operário peçamos uma vez mais por aqueles que tem emprego, para que possam se manter firmes neles e levando o pão de cada dia para os seus familiares de maneira digna e assim sustentar os seus; como São José operário fazia e pedir por aqueles que não tem emprego, para que logo possam consegui-lo. Neste dia não rezamos tão somente por aqueles que estão empregados, mas por quem está desempregado também.

Rezemos de maneira especial neste ano pelos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate ao corona vírus que estão se

doando completamente pelos outros, dobrando a sua jornada de trabalho incansavelmente. Rezemos por aqueles que contraíam o vírus enquanto estavam cuidando dos outros para que tenham logo um pronto restabelecimento. Elevemos uma prece especial a todos os operadores dos hospitais e casas de saúde neste dia, porque sem a presença deles nos hospitais as coisas poderiam ser piores. Aos profissionais da saúde que se encontram desempregados que logo consigam uma recolocação e assim ajudem a combater esse vírus.

Rezemos também pelos professores de escolas, universidades, cursos e afins que estão se desdobrando para ministrar aulas online para os seus alunos. Para que tenham paciência para enfrentar esse momento e que tão logo estarão na sala de aula com seus alunos.

Neste momento pedimos paciência aos pais que estão em casa com seus filhos neste tempo de pandemia e que na medida do possível entre um afazer e outro consigam estudar junto com seus filhos e transmitir o conhecimento adquirido a eles, juntamente com aquilo que a escola manda.

Este ano a celebração de São José Operário será de maneira diferente, não poderemos ir até a Igreja física enquanto templo, mas poderemos acompanhar as celebrações das Missas por meio da Internet, mídias sociais, TV e Rádio. De uma forma ou de outra estaremos unidos, uns rezando pelos outros, de suas casas, pedindo assim a manutenção dos empregos para quem está empregado e pedindo o emprego para quem se encontra desempregado. Neste momento de Pandemia em que estaremos em casa impossibilitados de ir na “Igreja”, peçamos com Fé a intercessão de São José para a nossa vida e de nossa família.

A Igreja, nesta festa do trabalho, idealizada pelo grande Papa Pio XII, deu um lindo parecer sobre todo esforço humano que gera, dá a luz e faz crescer as obras produzidas pelo homem: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres.”

São José, que na Bíblia é reconhecido como um homem justo, é quem revela com sua vida que o Deus que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o mais desejoso de trabalhos santificados: “Seja qual for o vosso trabalho, fazei-o de boa vontade, como para o Senhor, e não para os homens, cientes de que recebereis do Senhor a herança como recompensa… O Senhor é Cristo” (cf. Col 3,23-24).

Portanto, aqueles que tem trabalho devem agradecer muito por estarem empregados e que seja qual for o trabalho, seja feito de coração aberto, com boa vontade, e que estamos ali não para satisfazer a minha vontade ou das pessoas ao redor, mas para satisfazer a vontade de Deus.

Que o Senhor nos ajude e fortaleça neste momento e que São José Operário interceda por nós, pelos trabalhadores e por todos os desempregados. Que Deus nos abençoe!

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde