Artigo – No Dia do Trabalho

A todos os colaboradores e associados da Pró-Saúde.

Neste dia 1 de maio, Festa de São José Operário e Dia do Trabalho, trago minha saudação amiga a você que dedica o precioso tempo de sua vida trabalhando na Associação Pró-Saúde.

São João Paulo II, o primeiro filósofo Papa e o primeiro Papa filósofo, em 14 de setembro de 1981, escreveu a todos os cristãos e pessoas de boa vontade uma bela Carta Encíclica intitulada  “Exercendo o Trabalho”.

Nela, entre muitos pensamentos e reflexões preciosas, há duas ideias que se destacam:

  1. O trabalho foi feito para o homem e não o homem para o trabalho. Isso é uma chamada de atenção ao respeito da dignidade de quem exerce um trabalho. A pessoa humana não pode ser instrumentalizada em favor do lucro, do poder ou de qualquer outro objetivo. O valor está naquilo que a pessoa é, filha de Deus! E não naquilo que ela faz!
  2. A pessoa se realiza no trabalho que faz. Todo trabalho, por mais simples ou humilde que seja, honra e dignifica a pessoa que o exerce e que, por isso, deve ser

Como Presidente da Pró-Saúde, trago a você, nesta data, uma palavra de louvor, de admiração e de reconhecimento por sua presença entre nós, exercendo o seu trabalho.

Lembro, ainda, que, com seu “Trabalho”, muitas pessoas encontram a alegria na recuperação de sua saúde e na preservação de suas vidas.

Neste momento crucial de nossa História, diante da pandemia de Covid-19, seu trabalho assume ainda maior importância para o bem das pessoas, das famílias e da Nação, trazendo esperança, saúde, alegria e paz a tantos corações angustiados.

Preocupa-me, no contexto atual o fato de muitas pessoas terem perdido o emprego ou a oportunidade de seu trabalho informal. Elas estão profundamente tristes e angustiadas diante da responsabilidade para com suas famílias. Algumas são do meu conhecimento e fiquei, também, triste por elas. Lembro-me de um nosso Ex-Presidente da República, ainda vivo, que em uma situação social muito menos crítica, aconselhou a quem tinha um emprego a segurar o seu lugar de trabalho e a procurar não perdê-lo.

Neste dia do Trabalho, somos, pois, privilegiados por poder agradecer a Deus a oportunidade que temos de trabalhar e convoco-os a incluir nessa prece de louvor e gratidão um pedido especial por aqueles que sofrem por terem perdido seu emprego ou a oportunidade de trabalho informal.

Que o manto de Nossa Senhor Aparecida desça sobre todos vocês e aqueça seus corações e seus lares, dando-lhes a esperança de um amanhã melhor, mais alegre e mais feliz.

“Tudo passa, só Deus permanece”, ensinava-nos Santa Teresa. Coragem! Deus é Pai! “O Senhor é o pastor que me conduz; não me  falta coisa alguma” (Salmo 22, 1).

 

Um abraço amigo do

Dom João Bosco Óliver de Faria

Arcebispo Emérito de Diamantina, MG

Presidente da Pró-Saúde

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde