Ação do Hospital Materno-Infantil de Barcarena sobre doação de leite humano em comunidade

Agosto Dourado: Materno-Infantil de Barcarena realiza ações com a comunidade

Palestra realizada na UBS Pedreira levou informação e conscientização sobre aleitamento materno, e conseguiu novas doadoras para o Banco de Leite do hospital

Nesta quarta-feira (17), o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) realizou mais uma ação externa de conscientização sobre a campanha “Agosto Dourado”, mês de luta pelo incentivo à amamentação.

Desta vez, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedreira recebeu a visita de profissionais do HMIB, que compartilharam informações sobre a importância do aleitamento materno.

“O leite humano é o alimento mais completo para o bebê. Além da nutrição, ele proporciona diversos benefícios como a diminuição da mortalidade infantil e prevenção de infecções, como por exemplo, pelo coronavírus, por meio de anticorpos passados pela mãe”, destaca Danielly Souza, nutricionista da unidade.

A ação contou com a participação de 35 mulheres, puérperas e gestantes. Entre elas, Clara Galgany, natural de Barcarena, tirou dúvidas sobre a pega correta. “Estou ansiosa pelo momento da amamentação, para alimentar o meu bebê. Quanto mais que eu puder aprender e me capacitar, melhor. Agradeço por essa oportunidade”, disse ela.

Outro tema abordado nas ações junto à comunidade foi a doação de leite humano e o trabalho do Banco de Leite do HMIB, que atende bebês prematuros de baixo peso, internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

“Essas ações extramuros da unidade são essenciais para disseminarmos informações sobre a importância da doação de leite humano e captarmos novas possíveis doadoras. Somente hoje, conseguimos mais três mulheres para doação”, celebra Lorena Portal, diretora Assistencial do HMIB. “Qualquer quantidade ajuda e toda mãe que amamenta pode se tornar doadora. É um gesto solidário que salva vidas”, complementa a gestora.

Com o tema “Fortalecer a amamentação: educando e incentivando”, a programação do Materno-Infantil de Barcarena, que pertence ao governo do Estado do Pará e é gerenciado pela Pró-Saúde, se estenderá por todo o mês de agosto e contará com gincanas, palestras e ações de coleta de leite humano, envolvendo pacientes, acompanhantes, colaboradores e a sociedade.

O HMIB é a principal referência para gestantes de alto risco no Baixo Tocantins e o primeiro serviço da região a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde