Treinamento de proteção radiológica no Hospital Regional de Marabá

Hospital Regional de Marabá realiza treinamento sobre proteção radiológica

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, realizou nesta semana o treinamento do Programa de Proteção Radiológica, com foco na segurança dos colaboradores, pacientes e usuários da instituição.

A ação, finalizada nesta quarta-feira (17), visa a capacitação dos colaboradores, com orientações sobre prevenção, controle, vigilância e monitoramento dos procedimentos radiológicos e integra a agenda de educação continuada dos profissionais que atuam na unidade.

Raphael Castro, supervisor de radiologia do HRSP, explica que a proteção radiológica é o conjunto de medidas que visa proteger o ser humano contra os efeitos indesejados da exposição à radiação ionizante, que em excesso provoca malefícios para a saúde.

“A utilização da radiação ionizante na medicina é essencial para a investigação de diversas doenças, por meio de exames de raio x e tomografia, por exemplo. Por isso, é fundamental que os profissionais estejam treinados para minimizar a exposição à radiação, seja neles mesmo ou nos pacientes”, destaca Raphael.

O profissional ressalta que o Hospital Regional de Marabá, unidade do governo do Estado, segue toda a legislação sobre o tema, disponibilizando os equipamentos de proteção, como aventais, luvas, óculos, protetores de tireoides e gôndolas, plumbíferos, uma espécie de manta de chumbo que cobre a região torácica e abdominal durante a realização de exames radiográficos.

De acordo com Valdemir Girato, diretor Hospitalar, o Serviço de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade é o setor responsável por realizar capacitações, que garantam um ambiente de trabalho mais seguro aos profissionais da instituição.

“Os colaboradores que atuam diretamente com aparelhos radiológicos na unidade participam regularmente de treinamentos do SESMT, que fortalecem os protocolos e medidas de segurança já implantadas na instituição, proporcionando assim um atendimento humanizado e com qualidade aos nossos pacientes e usuários”, pontua o gestor.

O Hospital Regional do Sudeste do Pará é gerenciado pela Pró-Saúde e atua como referência para mais de 1 milhão de pessoas de 22 municípios da região de Marabá, prestando atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde