Hepatite Infantil: Entenda o surto e formas de tratamento da doença

OMS alerta para casos de hepatite aguda grave em crianças

Segundo boletim divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), 12 países apresentam surto de hepatite aguda entre crianças e jovens de até 16 anos de idade. A entidade aponta para 169 casos da doença, sendo 17 com demanda para transplante de fígado e uma morte.

A hepatite é uma inflamação no fígado, que pode ser causada por diversas razões. Geralmente, a doença é provocada pelo vírus A, B e C, ou pelo abuso de bebida alcoólica e outras substâncias tóxicas, como remédios.

Segundo especialista em virologia do Reino Unido, um dos países afetados, apesar de casos de hepatite infantil ser algo raro, só nos primeiros quatro meses deste ano já houve mais de cem casos, o que é um sinal de alerta.

No entanto, a princípio, a notícia não é motivo para desespero, já que a maioria das crianças acometidas melhoram sem necessidade de internação.

Sinais e sintomas identificados nas crianças

• Dor abdominal;
• Diarreia;
• Vômito;
• Náuseas;
• Sintomas gastrointestinais.

De olho no calendário vacinal

O vírus da hepatite B e A são as causas mais comuns para versão aguda da doença, podendo progredir para sintomas graves. Entretanto, há maneiras de se prevenir contra a doença, como a vacinação.

• Vacina contra hepatite B: Para proteção, são administradas três doses da vacina. Uma no primeiro mês de vida, outra no segundo, e aos 6 meses, a terceira dose já pode ser aplicada.

• Vacina contra hepatite A: São duas doses com intervalo de 6 meses entre elas. A primeira pode ser aplica ao primeiro ano de vida, já a segunda após quatro meses. Já a dose única é administrada entre 15 meses e 5 anos de idade.

Para essas e ouras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde