nutricionista

Quando devo procurar um endocrinologista?

O profissional trata de problemas hormonais como obesidade e diabetes. Saiba porque ele é diferente de um nutricionista

A endocrinologia é a especialidade médica que cuida do funcionamento das glândulas, órgãos que são responsáveis pela liberação de hormônios e regulam diversas funções do nosso organismo.

Trata-se de uma especialidade médica que cuida de doenças relacionadas a alterações hormonais e metabólicas.

Veja alguns exemplos:

> Diabetes;
> Osteoporose;
> Obesidade;
> Alterações na tireoide;
> Puberdade precoce;
> Problemas de crescimento;
> Distúrbios na menstruação;
> Problemas com a menopausa.

O endocrinologista deve ser procurado sempre que o paciente tiver uma das condições citadas acima, ou ainda quando há um ganho ou perda de peso de forma acentuada e mudanças repentinas nos níveis de colesterol e gordura.

É exatamente neste ponto, quando falamos em emagrecimento, que aparece a dúvida sobre a diferença entre nutricionista e endocrinologista.

“Ambos são fundamentais no emagrecimento. Mas, a principal diferença é em relação à graduação. O nutricionista é formado em nutrição, não é médico e não pode receitar medicamentos. Ele vai avaliar a alimentação e elaborar dietas baseadas na necessidade e objetivo de cada paciente”, explica a endocrinologista Carla Moraes, do Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, em Belém (PA).

Para saber mais sobre a endocrinologia e quando buscar este profissional, confira a edição do Dr. Responde desta semana, no vídeo abaixo:

Para mais informações, acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde