A ética é fundamental nas relações de convivência — nos ajuda a respeitar o espaço do outro e, também, a cumprir os compromissos que assumimos, tanto individualmente quanto em sociedade.
Assim, ser ético no ambiente de trabalho é fundamental para uma atuação reconhecida e, sobretudo, gratificante. É exercer as atividades profissionais com competência, transparência e respeito. É “vestir a camisa”, participando com sugestões capazes de melhorar a qualidade dos processos, produtos e serviços da empresa ou instituição empregadora.
Ser ético no ambiente de trabalho também é atuar pela preservação do meio ambiente e do patrimônio da empresa — algo que envolve a reputação e os interesses.
Na Pró-Saúde, o Código de Ética e de Conduta orienta que todos os relacionamentos profissionais são “regidos pelos princípios da ética, transparência, isonomia, responsabilidade socioambiental, na função social, na probidade e na eficiência”.
Ou seja: o agir ético está diretamente ligado ao respeito ao próximo, às leis, à instituição para a qual trabalhamos e, sobretudo, ao orgulho do trabalho realizado.