Em seis anos de funcionamento, Instituto Estadual do Cérebro realiza 1 milhão de atendimentos

Gerenciado pela Pró-Saúde desde sua inauguração, IEC alcançou diversos prêmios e índice de satisfação de 100%

A Pró-Saúde encerrou, nesta quarta-feira (8/1), a gestão do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), no Rio de Janeiro. Referência nacional em neurocirurgia e importante polo de pesquisa e formação de especialistas da área, o hospital foi gerenciado pela Pró-Saúde desde a sua inauguração, em julho de 2013, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).

O IEC foi o primeiro hospital público dedicado inteiramente a neurocirurgias eletivas do sistema nervoso central. O serviço oferece tecnologia de ponta, com recursos exclusivos e profissionais altamente capacitados, realizando procedimentos de alta complexidade. Durante a gestão da Pró-Saúde, o Instituto realizou 970.565 atendimentos, entre consultas, exames, cirurgias, procedimentos e internações. A unidade possui 637 funcionários e 46 leitos, sendo 44 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adultos e pediátrico) e dois leitos dedicados para tratamento de epilepsia.

“O IEC é um serviço importantíssimo para a saúde pública, não só do Rio de Janeiro, mas referência para todo o País. São profissionais de excelência, atuando com tecnologia de ponta. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento de um trabalho extremamente relevante na formação de novos profissionais da área de neurocirurgia”, ressaltou Weslley Guimarães, diretor Hospitalar do IEC.

Ao longo dos últimos seis anos e meio, o IEC conquistou diversas certificações que atestam a qualidade assistencial oferecida aos pacientes, como o Prêmio Qualidade Rio – PQRio, nas categorias Ouro (2019), Prata (2015) e Bronze (2014); Prêmio Hospital Destaque do Ano (2014); Prêmio Hospital Amigo da Mulher (2014) e Amigo do Meio Ambiente (2017); Prêmio internacional “Health Care Climate Challenge Champion Awards”, na categoria eficiência energética (2017), Prêmio Dr. Pinotti (2015 e 2019) da Câmara dos Deputados, entre outros.

Reconhecido fora do Brasil, o IEC conquistou a Certificação Internacional da World Federation of Neurosurgical Societies (Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia), que reconhece a unidade como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia. “A qualidade do atendimento prestado é corroborada pelo alto índice de satisfação dos usuários, que historicamente ficou em torno de 100%, de acordo com o indicador da SES-RJ. Esse reconhecimento é importante, pois mostra que o IEC, uma unidade pública de saúde, presta um alto nível de assistência. Sem dúvidas, a expertise em gestão que a Pró-Saúde aplica nos seus projetos e a preocupação constante com a qualidade e humanização, fizeram a diferença na gestão desta unidade”, completou Guimarães.

Entre os projetos e serviços, um dos destaques é a atividade de pesquisa científica que já resultou na produção de aproximadamente 200 artigos publicados, com parcerias internacionais com países como Portugal, França e Reino Unido. O IEC é a única instituição pública de saúde no Rio de Janeiro, nas esferas Estadual e Municipal, que desenvolve pesquisa como atividade regular.

Além disso, o Instituto Estadual do Cérebro é a unidade que mais atende pacientes para estudo da neuroendocrinologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e possui o primeiro laboratório do Brasil que atende todas as novas classificações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a Patologia dos Adenomas de Hipófise (tumor que ocorre na hipófise, uma glândula cerebral).

Ao longo destes anos de gestão da Pró-Saúde, os pesquisadores da unidade desenvolveram estudos que tiveram impacto significativo na literatura médica, como os cérebros de bebês com Síndrome Congênita da Zika, biomarcadores de resposta a drogas e de agressividade tumoral e a patogênese dos tumores selares (busca o entendimento do motivo do paciente ter o tumor).

“A parceria público-privada, com a gestão de uma entidade filantrópica, permite mais agilidade em aspectos importantes como, por exemplo, reposição de profissionais, manutenção de equipamentos e abastecimento de insumos em uma unidade hospitalar. A experiencia da Pró-Saúde, que atua há mais de 50 anos nesta área, o suporte que uma entidade deste porte proporciona, a equipe comprometida e regularmente capacitada, foram essenciais para o sucesso deste projeto e resultados tão significativos”, finalizou Weslley.

No fechamento deste ciclo de gestão, a Pró-Saúde lançou um vídeo institucional que retrata, em poucos minutos, parte da história e importância do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer. Além de uma homenagem a todos os colaboradores que fizeram parte da jornada de sucesso desenvolvida ao longo dos últimos anos, o material mostra um pouco dos serviços e equipamentos disponibilizados para atendimento da população. Assista aqui: https://bit.ly/2uvSaXV.

Alta tecnologia

O laboratório de imagem da unidade é outro ponto relevante, com diversos equipamentos de alta tecnologia. O serviço conta com uma sala híbrida, que reúne recursos para cirurgias de alta complexidade, permitindo o uso de técnicas com a máxima precisão e alto nível de segurança nos procedimentos. A sala conta ainda com aparelho de ressonância magnética que realiza o exame durante o procedimento cirúrgico (em tempo real), evitando a necessidade de novas cirurgias.

Além disso, o IEC é a primeira unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) do Rio de Janeiro, a realizar o “efeito BOLD” durante a ressonância magnética que retrata imagens de alta definição do crânio, através da utilização de campo magnético. A unidade também foi pioneira no Estado na realização de cirurgia intrauterina, que permite corrigir malformações congênitas como hidrocefalia, cardiopatias e outras doenças, antes mesmo do nascimento do bebê.

Outro equipamento de alta tecnologia disponível é o Gamma-Knife, que realiza cirurgias no cérebro com a utilização de radiação emitida no ponto exato da lesão, sem a necessidade de incisões. Apenas duas outras unidades de saúde do País, ambas particulares, possuem o aparelho.

Os recursos de fisioterapia do IEC também são destaque, como a prancha ortostática usada para verticalizar os pacientes quando eles não conseguem levantar sozinhos, e a MOTOmed, bicicleta computadorizada usada para paciente acordado ou em coma, que previne problemas secundários e mantém o arco em movimento.

Comissão de Ex-funcionários do IEC

Com o encerramento do contrato da Pró-Saúde, o Instituto Estadual do Cérebro passa nesta semana por uma transição de gestão. A entidade filantrópica realizou reuniões com a nova gestora para assegurar a continuidade dos atendimentos sem prejuízo aos pacientes, a partir da 0h desta quinta-feira (9/1). Além disso, a Pró-Saúde participou ativamente da criação da Comissão de Ex-Funcionários da Pró-Saúde/IEC. Este grupo é resultado de uma iniciativa da Pró-Saúde em criar um canal de comunicação transparente, ágil, franco e eficiente com os colaboradores que atuaram pela entidade na gestão do IEC, sobre a situação de encerramento do contrato.

Os salários de dezembro, vencidos nesta semana, já foram pagos pela Pró-Saúde. Todos os funcionários receberam aviso prévio. Desde o fim do ano passado, a entidade filantrópica vem pleiteando junto à Secretaria de Estado da Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) os recursos necessários para realizar a quitação dos direitos trabalhistas dos ex-funcionários, que depende, exclusivamente, do repasse de recursos por parte do Governo do Estado.

De acordo com vasta documentação, disponível inclusive no Portal da Transparência da Governo do Rio, há um déficit de cerca de R$120 milhões em repasses por parte do Estado. Este recurso já foi empenhado, porém ainda não foi pago à entidade. Diversos ofícios sobre o assunto já foram enviados formalmente à Secretaria de Estado da Saúde e a entidade aguarda retorno para dar prosseguimento nas indenizações, bem como no pagamento das empresas médicas, fornecedores e impostos. A Pró-Saúde possui um compromisso histórico com seu quadro de colaboradores e está empenhada na resolução desta situação com a maior brevidade possível.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde