Para a entidade, apoiar o evento é reafirmar o compromisso com a qualidade do cuidado e a segurança do paciente, temas presentes em seu DNA
A Pró-Saúde, entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos, participará do 1° Congresso da Sociedade Brasileira para a Qualidade e Segurança do Paciente (SOBRASP). O evento ocorrerá no Rio de Janeiro entre os dias 5, 6 e 7 de junho e terá como tema central “A Segurança do Paciente como direito: reduzir riscos com a contribuição de todos”.
A SOBRASP foi criada no final de 2017, com o intuito de reunir e representar profissionais de saúde, gestores de diferentes áreas de atuação na saúde e interessados na segurança do paciente. O evento contará com mais de 90 palestrantes e dentro da programação estão previstos cursos pré-congresso, workshop, conferência, mesa redonda, talk show, comunicação coordenada, painel, simpósio e roda de conversa.
Para a Pró-Saúde, a participação e o apoio a este evento é importante, pois o tema de qualidade e segurança do paciente está no DNA da entidade, tanto no seu planejamento estratégico quanto na sua política assistencial. Todas as suas unidades de saúde já têm instituído um núcleo de qualidade e segurança do paciente, conforme determina portaria ministerial, com profissionais destacados especificamente para estas ações. Hoje, dez destes estabelecimentos são certificados, alguns até com nível de excelência. “Conseguimos mostrar, tanto com indicadores assistenciais, quanto com reconhecimento externo através de certificações, que a Pró-Saúde vem evoluindo bastante nos conceitos de qualidade e segurança do paciente. Estivemos demonstrando esses resultados em congressos recentes, como do Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente e Organização Nacional de Acreditação”, salienta Fernando Paragó, diretor médico corporativo da Pró-Saúde.
A Pró-Saúde também considera que apoiar a SOBRASP é uma iniciativa fundamental na saúde no Brasil, em especial porque o país tem uma política de segurança do paciente que vem de uma portaria do Ministério da Saúde, que define alguns objetivos específicos. “Dentro deles está sistematizar e difundir conhecimento, e a SOBRASP, consolidando a questão de qualidade e segurança como uma especialidade dos prestadores de serviço de saúde, tem esse papel, de difundir este conhecimento. Este evento está alinhado com o que Pró-Saúde pensa para a saúde do Brasil”, ressaltou Paragó. Atualmente a Pró-Saúde realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze estados brasileiros, a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde), e atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.
A área de qualidade e segurança do paciente é complexa, pois trabalhar com as falhas e com o imprevisível. Neste contexto, é importante que os profissionais da área consigam encarar a discussão de falhas como algo para o crescimento e aperfeiçoamento. “Trabalhar este tema, trazer verdadeiramente a cultura de segurança para dentro das instituições é o desafio mais difícil. É fundamental todos entenderem que precisam estar compromissados com a segurança do paciente. Não é uma responsabilidade só do médico ou do enfermeiro, ela vai do porteiro ao diretor do hospital. Todos devem estar preocupados e devem conhecer os riscos que a atividade envolve”, finaliza o diretor.
A Pró-Saúde trabalha para criar uma cultura de segurança em suas unidades, e entende este processo como uma oportunidade de aprendizado e de melhoria continuada, sempre estimulando o desenvolvimento do profissional de saúde. Para saber mais sobre a entidade, acesse o site: https://www.prosaude.org.br/.
