Você sabe quais os principais sintomas da insolação e como se prevenir?

insolação

A insolação é causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso

Com a chegada do verão, as temperaturas sobem em todo o país e, com o período de férias de fim de ano, o tempo de exposição ao sol tende a aumentar. Nessa época do ano, as pessoas costumam frequentar mais as praias, piscinas, e praticar mais exercícios físicos ao ar livre.

A questão é que a exposição excessiva a temperaturas elevadas pode desregular a temperatura corporal, causando a insolação. O problema é diagnosticado quando o corpo atinge 40°C, e pode causar sérios danos a saúde, que vão desde tonturas e desidratação, até coma em quadros mais graves.

Os primeiros sintomas da insolação são dores de cabeça, tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental. De acordo com o tempo de exposição ao sol, os sintomas podem ser mais graves, incluindo respiração rápida e difícil, palidez, temperatura do corpo muito elevada, extremidades arroxeadas e, eventualmente, coma.

A prevenção é a principal arma contra a insolação, por isso, é importante evitar locais quentes, principalmente em horários de pico, e períodos muito prolongados sob o sol. Além disso, manter o corpo hidratado também é essencial, sendo necessário ingerir muitos líquidos, principalmente água, durante os dias quentes e quando estiver ao ar livre e praticando atividades físicas.

Confira quatro dicas importantes para prevenir quadros de insolação:

> Evitar permanecer sob o sol nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h);
> Beber mais líquidos do que sua sede sinaliza, evitando bebidas alcoólicas (elas provocam perda de líquidos);
> Usar roupas leves e claras, de algodão;
> Consumir alimentos leves, como frutas e verduras.

Olá!

Este é o blog Vida Saudável, um espaço focado nas melhores dicas e informações sobre saúde e bem-estar, tudo com a assinatura da gestão Pró-Saúde.

Aproveite!


Últimos posts