Medula Óssea

Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea

De acordo com dados divulgados pelo Registro de Doadores de Medula Óssea no Brasil (Redome), o número de doações de medula caiu 30% de janeiro a julho de 2020 em relação ao mesmo período do ano passado. Neste ano, foram cadastrados 136.754 novos doadores, totalizando 5.212.391 doadores cadastrados no sistema do Redome.

A Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea acontece de 14 a 21 de dezembro e tem como foco conscientizar a população quanto à importância desse gesto solidário que é ajudar quem precisa, salvando vidas, além de servir como esclarecimento às pessoas que querem se tornar doadoras.

Como é feita a doação?

É um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral e requer internação de 24 horas. A medula é retirada da parte interna de ossos da bacia, por meio de punções. Esse procedimento leva em média 90 minutos. O interessante é que a medula óssea do doador se recompõe em apenas 15 dias.

Existem riscos para os doadores?

Existem, mas são mínimos. Relatos médicos de problemas graves ocorridos a doadores durante e após a doação é muito raro. Por este motivo, é necessário que o doador esteja em boas condições de saúde, só assim estará habilitado ao procedimento de doação.

Pode haver doação mais de uma vez?

Sim, porque a medula se recompõe em 15 dias. Por isso, você pode realizar uma nova doação sem nenhum prejuízo a sua saúde. O recomendado pelos especialistas é que a segunda doação ocorra somente após seis meses da primeira e, de preferência, utilizando um método de coleta diferente.

Por que doar?

A principal justificativa baseia-se na solidariedade. Por ser uma atitude nobre, nada paga a sensação de estar fazendo o bem e contribuir para salvar vidas.
Para ser doador de medula basta ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa, câncer, doenças no sangue ou do sistema imunológico.

A Semana Nacional de Mobilização foi criada por meio da Lei nº 11.930, de 22 de abril de 2009. É considerada por profissionais da área da Saúde como fundamental para alertar a população de que doar é simples e é um ato de solidariedade e amor ao próximo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde