Pré-Diabetes

Saiba como reverter o quadro de pré-diabetes

De acordo com o mapeamento feito pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), o Brasil lidera o ranking de maior população com diabetes da América Central e Sul, com 16,8 milhões de pessoas entre 20 e 70 anos acometidos pela doença. O levantamento feito revela, ainda, uma projeção igual a 40 milhões de pessoas com diabetes até o ano de 2030, nas regiões citadas.

A diabetes é uma doença metabólica crônica, ou seja, é caracterizada pela falha de produção, ou ausência de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas essencial para a transformação da glicose em energia. Quando o pâncreas não produz insulina, a glicose é acumulada na corrente sanguínea dando origem à doença.

Sem tratamento, pessoas com diabetes podem sofrer consequências sérias, como diminuição e perda de sensibilidade, danificação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, aumento do risco de AVC e cegueira. Entretanto, dentre os quatro tipos de diabetes, há um que pode ser revertido: o quadro de pré-diabetes.

O que é pré-diabetes

Pré-diabetes é uma condição em que a glicose no sangue está elevada mais do que o normal, mas ainda não apresenta alteração para o diagnóstico de diabetes, sendo um intermediário para o tipo II da doença. Nessa fase, o indivíduo não apresenta sintomas, por essa razão é necessário realizar exames periódicos a fim de medir a glicemia – nível de açúcar no sangue – e alterações dos níveis de colesterol.

O diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue onde é observado o grau de glicemia, ainda em jejum. Nesse contexto, o nível de glicose no sangue considerado normal corresponde à 99 mg/dl, isso significa que a partir de 100 até 125 mg/dl, o indivíduo já pode ser diagnosticado com pré-diabetes. Além disso, é importante ressaltar que obesos, hipertensos e pessoas a partir dos 45 anos, ou com histórico familiar de diabetes, fazem parte do grupo de risco para a doença.

Como reverter esse quadro

Mesmo adotando hábitos saudáveis, metade dos indivíduos no estágio “pré” acabam desenvolvendo a doença e, nesse caso, eventualmente é indicado o uso de medicamento. Entretanto, a pré-diabetes pode ser encarada como uma janela de oportunidade para reverter, ou retardar a evolução da diabetes e suas consequências para saúde. Sabendo que os principais fatores que desencadeiam a doença são o excesso de peso, má alimentação e sedentarismo, conheça as medidas que podem ser tomadas:

• Alimentação saudável: Ter refeições ricas em vegetais, grãos integrais, laticínios, frutas e, ao mesmo tempo, evitar o excesso de açúcar e gorduras (trans e saturadas), são essenciais para controlar a glicemia impedindo o desenvolvimento da diabetes.

• Atividade física: Além de auxiliar na perda de peso e encerrar hábitos sedentários, uma pesquisa feita pela Unicamp, com apoio da FAPESP, mostrou que a prática de exercício físico, como a musculação, pode reduzir a gordura no fígado, recompondo o controle da glicemia em pessoas obesas e diabéticas.

É importante ressaltar que caso nada seja feito após o diagnóstico da fase “pré”, é possível que nervos e artérias sejam prejudicados favorecendo infartos e derrames, por exemplo. Além disso, estima-se que o paciente desenvolva a diabetes tipo II dentro de um prazo de 2 a 10 anos, no máximo.

Não deixe de buscar orientações com um especialista e mantenha o cuidado com a saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde