Saiba como diferenciar produtos light e diet!

No Minuto da Saúde desta semana explicamos o que são esses produtos e para quem eles são indicados

Muitas pessoas pensam que alimentos diet e light são a mesma coisa, mas isso não é verdade! E você, sabe a diferença?

Apesar de serem anunciados como produtos que tem a mesma função de ajudar no emagrecimento, cada um tem o seu propósito e sua composição.

Minuto da Saúde desta semana explica a diferença entre os alimentos e indica quando esses produtos podem ser consumidos. Trata-se de uma série de vídeos curtos que a Pró-Saúde publica em suas redes sociais para dar dicas ou responder perguntas sobre diversos temas.

Em cada edição quem apresenta as informações é um profissional de saúde da entidade. Desta vez quem participa é a nutricionista Elaine Caetano, do Hospital 5 de Outubro, em Parauapebas (PA).

Quais são as diferenças na composição dos alimentos?

O light visa diminuir as calorias do produto, retirando parte de algum nutriente como açúcar, sódio, gordura ou colesterol. Essa redução é normalmente de 20 a 30% de sua composição, mas às vezes chega a 50%.

Já o diet retira completamente um nutriente específico, como glúten, sódio, gorduras e açúcares.

Quando são indicados?

O termo light vem do inglês e significa leve, enquanto a palavra diet significa dieta nessa língua. Assim é possível observar que tem propósitos diferentes. O light é destinado a quem quer emagrecer, pois diminui as calorias do alimento.

Enquanto o diet é para quem tem alguma restrição alimentar e por isso adota uma dieta diferenciada. É uma opção, por exemplo, para o celíaco, que não pode comer glúten, ou para o diabético, que deve evitar o açúcar. Assim como ao hipertenso, que tem restrição de sódio.

Fique atento!
É importante ressaltar que as duas opções são alimentos ultraprocessados. Assim, o diet e o light não promovem imediatamente a perda de peso, ao contrário do que possam imaginar, e não são recomendados para uma alimentação mais saudável. O ideal é consumir produtos minimamente processados ou in natura como frutas, legumes, verduras e grãos integrais.

Assista ao vídeo!

Para acompanhar mais dicas e informações de saúde e bem-estar, siga a Pró-Saúde nas redes sociais.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde