“Os homens vivem menos?” 50% procuram ajuda médica tardiamente

Exames de rotina são primordiais para a prevenção e a detecção de doenças em estágio inicial, tanto em homens quanto mulheres. Porém segundo levantamento do Centro de Referência do Homem de São Paulo, 50% dos homens só procuram atendimento médico quando os sintomas das doenças já estão em estágios avançados ou precisam de intervenção cirúrgica. Mas por que isso acontece?

Com a realização dos exames de rotina, é possível determinar tratamentos mais precisos, aumentando a chance de cura.

De acordo com especialistas, muitos homens negligenciam a saúde e não fazem acompanhamento médico pelo fato da saúde masculina ainda ser um tabu. Não se consultar periodicamente com um profissional de saúde pode provocar danos para o seu bem-estar, por isso é necessária a conscientização da importância de realizar check-ups e dos cuidados com a saúde masculina.

Com a realização dos exames de rotina, é possível determinar tratamentos mais precisos, aumentando a chance de cura. Nos check-ups são realizados exames clínicos, de imagem e laboratoriais, como exames de colesterol, de sangue e de urina. Recomenda-se que ele seja feito anualmente para homens ou até duas vezes por ano, dependendo do estado de saúde do paciente.

Veja quais doenças podem ser identificadas e prevenidas quando os exames de rotina são realizados:

  • Câncer de próstata;
  • Diabetes;
  • Infecções urinárias;
  • Colesterol alto;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardíacas.

Procure seu médico regularmente!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde