O que é afasia? Conheça o distúrbio que afetou Bruce Willis

Foto:  Reprodução

A afasia é um distúrbio de linguagem que afeta a capacidade de comunicação. Nesse caso, há duas possibilidades: a pessoa afásica não é capaz de se expressar e entender a linguagem escrita e falada, ou o contrário, o afásico compreende mas não consegue fazer-se entendido.

O comprometimento ocorre após um dano cerebral, sendo ocasionado por diversos motivos, como o acidente vascular cerebral (AVC), aneurisma  traumatismo craniano, tumor cerebral, infecções cerebrais, acidentes vasculares, ou doenças que afetam o desempenho cognitivo, como algumas demências.

Sintomas da afasia

A afasia pode ser diagnosticável pela própria pessoa, o que significa que seus sinais são notáveis. Os principais sintomas do distúrbio se encontram na dificuldade em compreender o que é dito, transformar um pensamento em palavra – tanto escrita, quanto dita – e ler ou realizar alguns tipos de gestos.

Por essas complicações, aparecem outros sintomas em instâncias diferentes. No comportamento, o indivíduo afetado pode acabar se isolando socialmente ou entrando em repetições persistentes de fala ou ações. É comum que o paciente perca a capacidade motora, sem conseguir construir, desenhar ou escrever.

Tratamento
O tratamento, assim como as chances de cura, depende do que causou o distúrbio. Muitas vezes, o indivíduo passa por terapia fonoaudiológica para trabalhar no desenvolvimento da linguagem, aliada a fisioterapia para fortalecer algum lado do corpo que pode perder a força após ser acometido pelo AVC, por exemplo.

Mesmo em casos degenerativos da doença, o objetivo é diminuir a progressão da afasia. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico e tratamento são realizados, melhor o desfecho da saúde do paciente.

Procure o profissional de saúde sob qualquer suspeita, a afasia necessita de atendimento de urgência.

Para essas e outras informações acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde