Higienização das Mãos

Higienização das mãos reduz 41% dos óbitos de recém-nascidos

Prática deve ser adotada tanto pela população como nos ambientes hospitalares. Veja a maneira correta de se higienizar

Nesta quarta-feira, 5, é celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2009, durante o surto global de gripe suína e ganha evidência novamente com a pandemia da Covid-19, já que se trata de uma das principais formas de prevenção de doenças.

Estes cuidados com as mãos devem ser adotados no dia a dia, com ou sem pandemia, pois de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a lavagem com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% dos recém-nascidos. Além de prevenir contra doenças como resfriados, conjuntivite, herpes, entre outras causadas por vírus e bactérias.

É por essas razões que a OMS traz para a campanha global o slogan “Segundos salvam vidas — lave suas mãos!” neste ano. O objetivo da iniciativa é reforçar que mesmo que leve um pouco mais de tempo do que a forma como higienizamos as mãos habitualmente, o método correto é muito mais seguro.

A prática da higienização das mãos no ambiente hospitalar já é uma rotina, além de estar inserido entre as seis metas do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), instituído pelo Ministério da Saúde, neste ano a OMS reforçou o seu estímulo com o Primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente.

Nas unidades de saúde quem fica responsável por promover e fiscalizar a higienização das mãos é o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). Para a enfermeira do SCIH na UPA Zona Leste de Santos (SP), Lilian Morais, ela sempre deve ser reforçada, por mais que os índices de infecção hospitalar estejam em queda.

“É de extrema importância que todas as equipes do hospital se envolvam e participem ativamente desse processo, mas que salva vidas. Já estamos acima da meta de redução das infecções hospitalares que estipulamos. Campanhas e datas como essa são essenciais”.

Mesmo entre as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19, as boas práticas de higiene das mãos, aliada ao distanciamento social e ao uso de máscaras, são fundamentais para evitar a propagação do vírus.

Veja como fazer a higienização correta:

– Para iniciar, você deve pegar o sabonete ou álcool e colocar na palma da mão. Depois, é preciso esfregá-lo por toda a mão;

– O primeiro passo é esfregar as palmas. Depois, passar o sabão entre a palma e a parte posterior, e esfregar entre os dedos;

– Com uma mão fechada, faça movimentos circulares nos polegares opostos.

– Em seguida, junte todas as unhas de uma mão e esfregue com movimentos circulares por toda a palma oposta;

– Por fim, una a outra parte dos dedos das duas mãos e as movimente em ziguezague;

– Passe as mãos por todo o punho e retire o sabão;

– Atenção, para fechar a torneira, use o cotovelo!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde