ouvido

Higiene dos ouvidos: você sabe como fazer corretamente?

A cera nos ouvidos pode incomodar, mas é preciso cuidado ao removê-la

O acúmulo de cera nos ouvidos não é uma sensação agradável. Além do incômodo causado pela sujeira, seu excesso pode causar dores, zumbidos e até mesmo perda temporária da audição. Mas, é preciso ter muito cuidado ao limpar essa região sensível do corpo.

Algumas pessoas produzem cera em excesso e, nesses casos, é indicado consultar um otorrinolaringologista para realizar uma lavagem. Porém, na maioria dos casos, esse excesso é eliminado naturalmente, não sendo necessário se preocupar.

De qualquer forma, é importante manter o ouvido limpo. Para isso, é bem simples, basta inserir uma toalha ou papel higiênico na parte externa do ouvido após o banho. Utilizar apenas a ponta do dedo mindinho já é o suficiente, pois boa parte desse acúmulo sai naturalmente durante o banho.

A cera não é algo ruim, na verdade ela é fundamental para evitar infecções por fungos e bactérias. Essa secreção, produzida naturalmente pelo corpo humano, atua na parte interna do ouvido para proteger, limpar e lubrificar. Quando a cera aparece na superfície, é sinal de que ela está se renovando, e a que já foi utilizada, está sendo expelida pelo organismo.

Ao limpar o ouvido, apenas esse excedente deve ser removido. Isso porque a região interna é extremamente sensível e tentar limpá-la, pode causar lesões e infecções. Há também o risco de prejudicar a audição, com uma eventual lesão ou perfuração do tímpano.

Cuidado, o uso de hastes com algodão ou outros objetos para limpar os ouvidos é contra indicado, pois podem acabar empurrando a cera para a parte interna do ouvido.

Algumas práticas comuns devem ser evitadas, veja alguns exemplo:

> Não insira cotonetes nos ouvidos, eles são indicados apenas para limpar atrás da orelha;
> Nunca use objetos para coçar o ouvido, eles podem causar traumas graves e prejudicar a audição;
> Em hipótese alguma coloque corpos estranhos dentro do ouvido, como água oxigenada, álcool ou cera de vela. Além de inúteis, essas substâncias trazem riscos para saúde e podem ferir o ouvido.

Fique atento, ao identificar qualquer incômodo, procure um otorrinolaringologista.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde