Hepatites Virais: o que são e como se prevenir!

As hepatites virais são doenças causadas por inflamações no fígado e consideradas, na maioria das vezes, infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas e, por isso, muitas pessoas desconhecem o diagnóstico.
Em 2018 foram registrados mais de 42 mil casos no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, é a causa de 1,4 milhão de mortes no mundo segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esse motivo, a OMS passou a celebrar, desde 2010, o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais, no dia 28 de julho.

Existem 5 tipos de hepatites virais, causadas por diferentes vírus e cada uma com suas particularidades. No Brasil os tipos A, B e a C são os mais comuns. Existem ainda o tipo D, encontrado em menor número na região Norte do país e o tipo E, comum na Ásia e África.

Quando não tratadas, as hepatites B e C podem se tornar crônicas, e os sintomas tendem a aparecer quando a hepatite já está em um estágio avançado.

Alguns sinais da doença são: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Das hepatites presentes no Brasil, apenas a hepatite C tem cura, por meio de medicamentos antivirais de ação direta. Nos demais casos, o tratamento indicado é o uso de remédios específicos sob orientação médica, com o intuito de amenizar os sintomas.

Hoje, há disponibilidade de vacina para as hepatites A e B, que fazem parte do calendário de vacinação da criança e do adolescente, disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), e devem ser reforçadas para pessoas com hepatite C.

Também é indicada uma nova dose até os 29 anos, para profissionais de saúde e para a população mais vulnerável (profissionais do sexo, usuários de drogas e homens que fazem sexo com outros homens).

Conheça também outras formas de se prevenir:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;
  • Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;
  • Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;
  • Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas.