Peso

Estudo internacional aponta que o risco de complicações da Covid-19 aumenta de acordo com o peso corporal

Estudo aponta que chances de internação em UTI crescem 10% a cada kg/m² no Índice de Massa Corporal (IMC). Entenda o índice e suas classificações

Um estudo publicado na revista científica Lancet, na quinta-feira passada (29/4), assegurou que a obesidade não é só um fator de risco para a Covid-19 e que as chances de ter complicações pela doença aumentam progressivamente conforme o IMC (Índice de Massa Corporal) do paciente cresce.

As probabilidades passam a ser maiores a partir do valor de 23 kg/m² no índice, o que ainda aponta um peso normal. O estudo concluiu que a cada kg/m² a mais no IMC, as chances de hospitalização pelo coronavírus aumentam em 5% e de necessidade de UTI em 10% — independente das comorbidades.

Os riscos do ganho de peso foram maiores nas pessoas entre 20 e 39 anos, e tiveram pouco impacto na faixa acima dos 60 anos. Só houve aumento nos riscos de óbitos nos IMCs acima de 28 kg/m², que indica sobrepeso. Os resultados, em todos aspectos, também foram piores nos indicadores menores que 18,5 kg/m², considerados abaixo do peso.

A pesquisa foi conduzida pelas Universidades de Oxford e de Cambridge, no Reino Unido, e pela Universidade de Pequim, na China. Para chegar a essa conclusão foram analisados os registros de saúde de cerca de 6,9 milhões de pessoas entre janeiro e abril de 2020, sendo que cerca de 20 mil foram hospitalizadas ou faleceram em decorrência da Covid-19.

Tendo em vista todas essas informações, resta uma dúvida. O que é o IMC? O Índice de Massa Corporal é uma ferramenta utilizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para detectar obesidade e desnutrição, principalmente em um grande grupo de pessoas. Esse cálculo é feito a partir do peso dividido pela altura ao quadrado. Em crianças e idosos, os critérios são diferentes.

A fórmula, criada em 1832 pelo matemático belga Adolphe Quételet, não é recomendada para analisar a saúde de atletas, que possuem uma grande quantidade de massa muscular. O índice por si só não é suficiente para um diagnóstico, que deve ser acompanhado da avaliação de um endocrinologista, que solicitará outros exames.

Veja as classificações adotadas na maior parte do mundo:

– 16 a 16,9 kg/m² – Muito abaixo do peso
– 17 a 18,4 kg/m² – Abaixo do peso
– 18,5 a 24,9 kg/m² – Peso normal
– 25 a 29,9 kg/m² – Sobrepeso
– 30 a 34,9 kg/m² – Obesidade grau I
– 35 a 40 kg/m² – Obesidade grau II
– Maior que 40 kg/m² – Obesidade grau III

Para controle do peso é essencial adotar hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos regulares. Aqui no blog Vida Saudável você encontra diversas dicas que podem te ajudar!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde