Doação de Sangue

Campanha “E Se Fosse Para Você” busca promover a empatia e incentivar a doação de sangue

A ação é promovida pelo Hospital Regional do Baixo Amazonas para reforçar o estoque do Hemopa

Com a intenção de reforçar o estoque da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em Santarém, o Comitê Transfusional do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) promove a campanha “E Se Fosse Para Você? O Que Você Faria? Doe Sangue, Salve Vidas”.

A unidade, que pertence ao Governo do Pará sendo gerenciada pela Pró-Saúde, busca ainda aumentar a segurança aos pacientes do HRBA, que também precisam das doações.

A campanha será realizada no primeiro sábado de setembro, 5/9, das 7h às 17h, no Hemopa. Neste ano, o foco da ação é estimular a empatia – habilidade de se imaginar no lugar da outra pessoa.

“O objetivo é motivar o ato entre o público interno do hospital, como colaboradores, acompanhantes e visitantes, mas também é aberta para doação de toda a sociedade. Quem trabalha a semana toda e não tem tempo, poderá doar no sábado”, explica Terezinha Leão, médica responsável técnica pela Agência Transfusional do HRBA, .

A meta do Hospital Regional do Baixo Amazonas é arrecadar 100 bolsas de sangue, que serão destinadas à reposição do estoque do Hemopa. “Essa campanha ocorre para manter nosso estoque abastecido”, explica Suane Rocha, assistente social do Hemopa.

Por ser uma unidade de média e alta complexidades, e referência em tratamento oncológico no Norte do Brasil, o HRBA precisa com frequência de plaquetas, para atender a demanda dos pacientes que estão em tratamento contra o câncer.

No primeiro semestre de 2020, o hospital gerenciado pela instituição filantrópica Pró-Saúde, utilizou em média 415 bolsas de sangue por mês. Muitas transfusões foram realizadas em pacientes com a Covid-19.

“Nos tornamos uma referência para atender casos graves do novo coronavírus na região, recuperamos centenas de pessoas, e muitos por terem doenças prévias oncológicas necessitaram fazer transfusões sanguíneas. Além disso, realizamos cirurgias de alta complexidade, que em sua maioria necessitam de sangue à disposição. As campanhas são essenciais”, ressalta o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Critérios para doação de sangue

• Sentir-se bem, com saúde;
• Apresentar documento oficial de identidade com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo território nacional;
• Ter entre 16 e 69 anos;
• Pesar igual o superior a 50 Kg;
• Quem teve coronavírus – pode doar 30 dias após recuperado e estar assintomático;
• Quem teve contato com alguém confirmado para Covid-19 deverá aguardar 14 dias e estar sem sintomas para efetuar a doação.

Serviço

Tema: Campanha de Doação de Sangue do HRBA
Data: 5/09 (7h às 17h)
Local: Hemopa Santarém – Av. Frei Vicente, Aeroporto Velho

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde