Aedes Aegypti

Dengue: saiba como proteger a sua família

Na cidade de São Paulo os casos da doença estão em alta; confira dicas essenciais para eliminar criadouros do Aedes Aegypti, principal transmissor da doença

Há mais de um ano todos estão focados na pandemia do novo coronavírus, que já infectou mais de 16,3 milhões de brasileiros. No entanto, outras doenças perigosas, e muito comuns no nosso país, continuam circulando, como é o caso da dengue.

Apenas nos primeiros cinco meses de 2021, a cidade de São Paulo já registrou mais que o dobro de casos de todo o ano passado. Até o dia 18 de maio, a prefeitura da capital paulista já confirmou 4.731 casos de dengue. Em todo o ano de 2020 foram 2.009 casos, o que representa um aumento de 135% até o momento.

A forma mais efetiva de prevenção da dengue é evitando a proliferação do mosquito _Aedes Aegypti_, transmissor também da Chikungunya e do Zika vírus. Para isso, é essencial eliminar qualquer foco de água parada, dentro e fora de casa, que pode se tornar um possível criadouro.

Com apenas alguns minutos por semana e cuidados simples, você pode proteger a sua família.

Fique atento:

• Tampe ou cubra a caixa d’água, toneis, garrafas, pneus ou qualquer outro recipiente que possa acumular água;
• Mantenha as calhas e ralos limpos;
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
• Atenção com plantas que podem acumular água, como bromélia e babosa;
• Estique bem as lonas usadas para cobrir objetos, para evitar formação de poças d’água.

Os principais sintomas da dengue são febre alta súbita, dor de cabeça, no corpo e nas articulações, náuseas e vômitos. Também podem ocorrer manchas avermelhadas no corpo e coceira. Ao identificar qualquer um deste sinais, é essencial buscar atendimento médico.

Para mais dicas de saúde, fique de olho no Blog Vida Saudável.

 

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde