Outubro Rosa

O câncer de mama causa infertilidade?

No último Minuto da Saúde destinado ao Outubro Rosa, tiramos essa e outras dúvidas sobre a doença e a gravidez

O final do mês marca o fim das campanhas do Outubro Rosa no mundo todo. Entretanto, é importante ressaltar que a conscientização sobre o câncer de mama e suas formas de prevenção não devem ser destacadas apenas neste período.

No Minuto da Saúde desta semana, publicado na quarta-feira, 28, respondemos novamente perguntas sobre um tema que ainda gera muitas dúvidas: a relação entre o câncer de mama e a gestação e amamentação. Com isso, encerramos a série de especiais sobre o Outubro Rosa na seção.

Durante esse mês trouxemos outros três vídeos sobre o câncer que mais mata mulheres no Brasil, sempre respondendo questionamentos enviados nas redes sociais e em unidades gerenciadas pela Pró-Saúde em todo Brasil. Na semana passada falamos sobre a **hereditariedade no câncer de mama**. (inserir link: https://www.prosaude.org.br/vida-saudavel/o-cancer-de-mama-pode-ser-hereditario/).

Dessa vez, Celso Fukuda, mastologista do Hospital Regional da Transamazônica, unidade gerenciada pela Pró-Saúde em Altamira (PA), é quem tira as dúvidas do público. Confira:

O câncer de mama causa infertilidade?
Não necessariamente, mas tem chances de acontecer. Isso porque a quimioterapia pode causar a perda do folículo ovariano, assim deixando a mulher infértil.

É possível engravidar durante o tratamento?
Sim, mas para não correr riscos, é aconselhável que a paciente congele seus óvulos anteriormente. Após a quimioterapia é possível engravidar por meio de inseminação artificial.

A pessoa que já teve câncer de mama pode amamentar normalmente?
Sim, após a recuperação é possível realizar o aleitamento sem nenhuma dificuldade. Mas durante o tratamento a amamentação não deve ser feita. Principalmente na quimioterapia, radioterapia e na etapa de bloqueio hormonal.

Acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde para essas e outras informações sobre saúde. Assista o Minuto da Saúde desta semana, além das edições anteriores:

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde