vitamina d

Como a luz do sol fornece a Vitamina D para o corpo

O nutriente é fundamental para a saúde, mas cuidado com os excessos na exposição ao sol

Em tempos de pandemia e queda nas temperaturas em todo o país durante o inverno, muitas vezes deixamos de tomar sol, ficando sujeitos a falta de vitamina D. A luz solar é a principal forma de obter o nutriente, fundamental para a saúde dos ossos e para o sistema imunológico.

A vitamina D atua auxiliando o corpo na absorção do cálcio, importante para o crescimento e fortalecimento dos ossos, evitando a osteoporose e o raquitismo. A falta de vitamina D pode ser um fator de risco, principalmente para idosos, gestantes e lactantes.

Além do sol, a vitamina pode ser encontrada em alimentos, como peixes e frutos do mar, porém em pouca quantidade. A forma ideal de obter os nutrientes é a partir do contato dos raios do tipo B (UVB) do sol com a pele humana.

A quantidade necessária de sol por dia varia por uma série de fatores como idade, peso, região onde mora, cor da pele e estado de saúde. A recomendação para adultos saudáveis é tomar sol durante 15 a 20 minutos por dia em no mínimo três dias por semana para quem tem pele branca e até uma hora por dia em tons de pele mais escuros, por conta da diferença de melanina.

Não é possível adquirir a vitamina D usando filtros solares, que inibem os efeitos dos raios do tipo B na pele. Por isso, é preciso ter cuidado com o momento e a temperatura, para evitar queimaduras, lesões e até mesmo o câncer de pele. Assim, é melhor evitar o sol do meio dia e temperaturas acima dos 30 graus, também não é necessário vestir trajes de banho.

Pelo mesmo motivo, o melhor horário de exposição se dá às 10 e às 15 horas, onde o sol está forte o suficiente para produzir vitamina D em boas quantidades e oferece um perigo menor para a pele.

É sempre importante consultar um médico e realizar exames de rotina para verificar os índices de Vitamina D no corpo, pois quando há falta, o especialista pode recomendar um suplemento vitamínico ou medicamento.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde