Juliano-Laham

Conheça o feocromocitoma: tumor que Juliano Laham retirou

O ator da Globo foi submetido a cirurgia na quinta-feira, 22. Veja os principais sintomas da doença

Neste domingo, 25, o ator Juliano Laham, de 27 anos, anunciou o sucesso de uma cirurgia na qual ele foi submetido na última quinta-feira, 22. Era a retirada de um tumor benigno, na glândula adrenal, localizada acima dos rins. Trata-se de um feocromocitoma, que tem como principal sintoma a hipertensão arterial.

A doença é rara, com um a dois casos a cada 100 mil adultos. E geralmente ocorre com pessoas de 20 a 50 anos. Ainda não se sabe das causas do tumor, mas há certeza de que ele pode ser hereditário.

Por conta do diagnóstico, Juliano teve que se afastar do quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão. Quando o feocromocitoma acontece, todo sistema nervoso é comprometido, pois ele age diretamente na produção dos hormônios: adrenalina e a noradrenalina.

Seus sintomas são similares aos das crises de ansiedade. São os mais frequentes:

> Dor de cabeça;
> Dores no peito e no abdômen;
> Suor intenso;
> Batimentos cardíacos acelerados;
> Tontura;
> Tremores;
> Sensação de que algo ruim vá acontecer.

Se tratando de um tumor, muitas pessoas podem associá-lo a um câncer, o que ocorre em cerca de 10% dos casos. Entretanto, o câncer de adrenal é extremamente raro, com um a dois casos por milhão de pessoas anualmente. Além do feocromocitoma, o carcinoma adrenocortical é outro tumor que pode evoluir para essa doença.

O tratamento indicado é a remoção do tumor, caso seja benigno. Antes disso, são receitados medicamentos para controlar a pressão alta e reduzir os riscos da cirurgia. Médicos podem solicitar também que outros familiares também realizem exames, para analisar se há predisposição genética.

Foto: Reprodução/ Instagram

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde