Confira as principais dicas para iniciar a introdução alimentar em bebês

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno exclusivo é recomendado até os primeiros seis meses de vida do bebê e, após esse período, a amamentação deve se estender até os dois anos da criança.

A orientação é seguida pelo Ministério da Saúde brasileiro, que reforça a importância do aleitamento para o bebê em sua cartilha às mães.

O leite materno é uma fonte rica em proteínas, nutrientes, proteína, gordura e energia. Por esse motivo, a inserção de outros alimentos antes do sexto mês, pode gerar diversos problemas, como desnutrição, anemia e atraso do desenvolvimento do bebê. É comum ter dúvidas nesta fase, por isso, separamos algumas dicas importantes. Confira:

O que oferecer?

Do sexto ao nono mês, é recomendado que a introdução de novos alimentos na rotina nutricional ocorra de forma gradual, ao mesmo tempo que o aleitamento continue até os dois anos de idade. Lembre-se que em caso de recusa, não é necessário insistir, o mesmo alimento pode ser sugerido em outra refeição.

É importante que a alimentação seja diversa e rica em nutrientes e, para isso, a melhor maneira é integrar hortaliças, frutas, carnes, ovos, cereais, tubérculos e grãos administrados em fases diferentes do desenvolvimento do bebê.

Nos meses iniciais, pode-se dar preferência por folhas verdes, tomate, cenoura, batata, banana, maçã, feijão e lentilha. Próximo ao oitavo mês, a dieta pode evoluir, inserindo frango, peixes, carne bovina, ovos, trigo e aveia como forma de criar tolerância e evitar possíveis alergias.

Como iniciar a introdução alimentar

• A comida deve ser amassada ou cortada em pedaços;
• A consistência da comida pode ir se solidificando gradativamente, como forma de estimular a mastigação;
• Podem ser administradas 2 papas de fruta e 1 papa de legumes diariamente;
• As papinhas podem ser feitas com hortaliças, cereais, carne e grãos.

“Crianças de até dois anos de vida estão em fase de amamentação, assim, a introdução deve ser feita com alimentos leves, como sopas e patês. Cores, texturas e sabores ajudam nessa introdução. A aposta numa refeição colorida pode ser mais atrativa”, completa Danielly Souza, nutricionista da Pró-Saúde que atua no Hospital Materno-Infantil de Barcarena.

Para essa e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde