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Quantos litros de água você deve beber diariamente?

A água é um elemento fundamental para a sobrevivência, corresponde a 70% do corpo humano. E é essencial para o bom funcionamento do organismo, transporte de nutrientes, regulação de temperatura corporal, entre outros benefícios.

Popularmente, acredita-se que o consumo ideal de água é de, no mínimo, dois litros diários. Entretanto, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a quantidade de água ingerida deve corresponder à perda de líquido ao longo do dia. A quantia ideal pode ser descoberta a partir do cálculo: 35 ml multiplicado pelo peso corporal (kg).

Quando reforçar a bebida durante o dia

Como o consumo depende da perda de água diária, a quantidade a ser ingerida apresenta variáveis, como o esforço físico, idade, temperatura e gravidez. Confira a média realizada pela OMS:

• Condições normais: mulheres podem consumir 2,2 litros. Homens 2,9, e crianças apenas 1 litro.

• Grávidas e lactantes  4,8 litros e 3,3 litros, respectivamente.

• Esforço físico em alta temperatura: nesses casos, todos os grupos devem tomar cerca de 4,5 litros de água.

Como se manter hidratado

Mesmo sendo importante para a saúde, algumas pessoas não têm o hábito de se hidratar diariamente devido a dificuldade para lembrar, ou simplesmente por não gostarem de beber água. Mas essa tarefa não precisa ser difícil, confira dicas:

• Existem diversos aplicativos para lembrar o usuário de beber água, como o “Lembrete de Água”, disponível para PlayStore e IOS.
• Caso o aplicativo não seja uma opção viável, você pode ativar o alarme do celular com um lembrete para se hidratar.
• A hidratação não acontece somente com a água, você pode beber sucos naturais, chás, café e sopas.
• Para ser um pouco mais agradável para àqueles que não gostam de água, há a opção de saborizar o líquido. Basta inserir as frutas de sua preferência.

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

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