Como é o tratamento do câncer de próstata?

Existem três opções de tratamento disponíveis e a escolha varia conforme a saúde do paciente; confira o último Minuto da Saúde da Campanha Novembro Azul e saiba mais sobre este tema

Na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), publicamos o último Minuto da Saúde especial sobre o câncer de próstata. Mas atenção, mesmo com o fim da campanha Novembro Azul, as formas prevenção da doença e a disseminação de informações sobre o tema, precisam continuar!

Na última semana, abordamos o diagnóstico precoce do câncer de próstata, composto principalmente pelo exame de toque. É sempre importante ressaltar que detectar precocemente a doença é essencial para aumenta, em até 90%, as chances de cura. Mas, o que ocorre após a confirmação do diagnóstico?

Existem três formas de tratamento do câncer de próstata. A definição de qual utilizar, depende do estágio em que a doença se encontra e das particularidades de cada paciente. Cassiano Barbosa, diretor Técnico e urologista do Hospital Regional do Sudeste do Pará, em Marabá (PA), esclarece algumas dúvidas sobre o tema. Veja:

O que define qual tratamento será feito para o câncer de próstata?

O urologista avalia o que os profissionais chamam de estadiamento da doença. Para isso, é verificado o quanto o tumor já se espalhou pelo corpo ou está avançado. Também são levados em conta outros fatores como idade, estado de saúde e se o paciente suporta cirurgias.

Quais são os tipos de tratamento?

São três tipos. O cirúrgico, chamado de prostatectomia radical; a radioterapia, que tem diversas variáveis como a radioterapia conformacional e a braquiterapia; e o hormonal, que pode ser cirúrgico ou por meio de uma injeção que inibe o hormônio da testosterona.

Os tumores de próstata precisam sempre ser tratados?

Sim. Mas, é preciso diferenciar primeiro se o tumor é maligno ou benigno. Quando benigno, não se trata de um câncer e o tratamento é outro.

Para mais informações, assista à esta edição do Minuto da Saúde e acompanhe as redes sociais da Pró-Saúde!

Veja o vídeo abaixo e saiba mais:

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde