Como casos de trombose podem estar relacionados com o novo coronavírus?

Por se tratar de uma infecção, a Covid-19 provoca inflamações que aumentam as chances de trombose

Nesta semana, o jogador de futebol Raniel, do Santos Futebol Clube, tradicional clube paulista, foi submetido a uma cirurgia após ser diagnosticado com Trombose Venosa Profunda (TVP). O fato ocorreu exatamente um mês após o atleta testar positivo para Covid-19.

Mesmo curado da doença que já atingiu mais de 5 milhões de brasileiros, e retomado as atividades físicas há cerca de 15 dias, o médico do clube e infectologistas acreditam que, possivelmente, trata-se de uma sequela do coronavírus.

Mas, o que trombose e a Covid-19 tem em comum?

A trombose é uma obstrução nos vasos sanguíneos, como artérias e veias. Ocorre quando o corpo humano tenta estancar um sangramento, por meio de coágulos, onde não há sangue aparente.

Por se tratar de uma infecção, a Covid-19 provoca inflamações acima do normal, aumentando as chances de trombose. Isso pode ocorrer em todas as fases do tratamento, desde a não manifestação de sintomas até a recuperação. As chances são maiores em casos graves, mas pode ocorrer também nos mais leves ou até mesmo assintomáticos.

De acordo com estudo realizado por diversos pesquisadores brasileiros, a trombose ocorre em 30% dos pacientes com Covid-19 nos Centros de Terapia Intensiva (CTI). Isso acontece, possivelmente, em decorrência dos pacientes não se movimentarem durante a internação e por já apresentarem fatores de risco (idade avançada, hipertensão, diabetes e doenças cardíacas).

Mais sobre a trombose:

A doença se divide em duas categorias, venosa e arterial. A trombose arterial afeta o coração e pode levar a infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). Já os casos venosos tem impacto nos pulmões, causando embolias pulmonares – uma complicação grave que pode causar morte súbita.

No geral, a doença afeta os membros inferiores do corpo, como é o caso do atleta Raniel. Apesar da possibilidade de casos assintomáticos, os sinais mais comuns da trombose são:

>Dor;
> Inchaço;
> Aumento da temperatura nas pernas;
> Coloração vermelho-escura ou arroxeada;
> Endurecimento da pele.

Foto: Ivan Storti/Santos

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde